Oi povo lindo de Jesus!

Meu nome é Tainara Blanco. Tenho 28 anos, casada com Guilherme Blanco (Eng. Químico). Sou de São José dos Campos-SP, formada em VISAGISMO pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM-SP) e atuo a 5 anos como Visagista e a 2 anos no Studio Tata Blanco. Sou Discipulada de aliança da Colo de Deus e meu ministério na comunidade é o Modaora, lugar onde Jesus cuida do meu Dom.

Quero partilhar um pouco sobre o VISAGISMO: os efeitos que fez e ainda faz em minha vida e na vida das mulheres que atendo no dia-a-dia.

Hoje, meu papel é ajudá-las a resgatar a beleza interior e a auto estima. Mas nem sempre foi assim; há 10  anos atrás, eu era a menina mais tímida e insegura de todas, mas a partir desta ciência, aprendi a me controlar e ressaltar o que tenho de bom.

VISAGISMO, é uma palavra derivada do francês: visage, que significa “rosto”, criada por Fernand Aubry [1]. Este termo é utilizado para definir a ciência que estuda a construção da imagem pessoal, ou seja, a harmonização da estrutura física, biotipo, profissão e idade, a fim de valorizar o estilo próprio e preservar a personalidade [2]. A grande importância aqui é estar bem consigo mesmo, e não apenas estar bonito.

É lindo, não é? E o que sempre me chamou atenção é justamente a frase “estar bem consigo mesmo”, pois atualmente, vemos uma “cobrança” de nós mesmos, e muitas vezes, da própria sociedade, de nos aceitarmos do “jeito que somos”; mas não é tão simples quanto parece, ou quanto se falam por aí, porque topamos numa barreira chamada: ACEITAÇÃO.

Tirar os tijolos dessa barreira, só é possível com ajuda do Espírito Santo e com uma vida de intimidade com Ele. É fácil identificar quando atingimos a maturidade da aceitação, isso ocorre quando paramos de ser cópias uns dos outros e adquirimos o estilo próprio, ou seja, quando eu me encontro, quando tudo faz sentido. Tudo é um processo e processo é ação vs tempo. Por isso não tem nada ver com idade, lembre-se que para Deus, um dia é como mil anos e mil anos como um dia. Já que o tempo é responsabilidade de Deus, vamos focar nas ações, ou seja: Intimidade e Estudo. Na parte da intimidade é você e Deus, no estudo posso ajudar, vamos lá?

Como ponto de partida, você precisa saber quem você é, ou seja, seu jeito de ser e corresponder a estímulos da vida, no VISAGISMO chamamos de temperamentos, temperamento vem do latim tempere e significa equilíbrio, existem 4 tipos, e sempre temos um que é prevalente. Vejam a seguir o que mais se identifica:

Colérico

O colérico é objetivo, tem força, poder. caracteriza-se por ser uma pessoa ambiciosa, autoritária e confiante. Tem grande aptidão para posições de comando, porém se zanga e se chateia facilmente. Seus passos são firmes e o corpo apresenta estrutura forte. O formato do rosto costuma ser retangular, com queixo pronunciado, mas também encontramos coléricos de rosto quadrado e triangular [2].


Sanguíneo

A emoção também prevalece nesse tipo de temperamento, porém neste caso a pessoa costuma ser extrovertida, comunicativa, alegre e cheia de vida. O rosto geralmente tem formato de losango ou hexágono com laterais verticais. A característica física marcante em seu rosto é o nariz a forma de andar com peso nos passos prioriza a ponta dos pés [2].


Melancólico

Por se enquadrar em personalidades intelectuais e controladas, o tipo melancólico apresenta um modo organizado, detalhista e perfeccionista. Geralmente é inquieto, possui boa memória e imaginação com  ideias originais e ousadas. Por ser agitado, muitas vezes se torna incapaz de praticar exercícios que necessitem de imobilização do corpo, como meditação. Seus traços são finos e alongados. O formato do rosto é oval, podendo ser também retangular, comprido e fino. Como tem uma estrutura alongada, os passos são cautelosos e precisos [2].


Fleumático

Focado na intelectualidade, o tipo fleumático apresenta uma personalidade diplomática e pacificadora, porém deixa de lado a sua aparência, dando a impressão de desleixo. Apresenta expressão calma e olhar distante, é muito observador, porém de ação lenta, em momentos de sucesso ou fracasso a calma prevalece a fim de refletir longamente antes de tomar qualquer decisão. O formato do rosto, costuma ser redondo, podendo ser também oval e triangular [2].

Com essas informações, você já deve ter meio que se encontrado neh, claro que é só uma base e, na verdade é necessário a orientação de um profissional para que diga com certeza o seu temperamento predominante através de uma consultoria facial parcial. Mas a partir daqui, você já pode falar com o Espírito Santo para que Ele comece a trabalhar em você no sentido da aceitação genuína e verdadeira, nos pontos fortes e fracos do seu temperamento.

Nesta breve partilha, espero ter conseguido passar um pouquinho daquilo que vivo todos os dias um beijo e até mais.

Tata Blanco

Referências:

[1] HALLAWELL, P. Visagismo; Harmonia e Estética. 6.ed. São Paulo, 2010.

[2] KAMIZATO, K. K. Imagem Pessoal e Visagismo. 1. ed. São Paulo, 2014.