Fala galera, tudo beleza?! Hoje a Igreja celebra a memória de um dos santos mais influenciadores do nossos tempos: Dom Bosco! E por esse motivo resolvi trazer um breve resumo da história desse grande homem e aprender com ele como ser despojado à vontade de Deus.

João Melchior Bosco popularmente conhecido como São João Bosco nasceu em uma cidade perto de Turim, Itália, em 16 de agosto de 1815. Órfão de pai aos dois anos de idade, o pequeno João sempre teve a vida próxima de sua mãe, essa que foi sua maior referência e que lhe ensinara sobre a moral cristã e o caminho para o céu. Viveu sob profunda intimidade com a Virgem Maria com quem se apegou ao título da Virgem Auxiliadora.  Os tempos de infância foram marcados pelo trabalho, mas também pelo anseio pelo conhecimento, se esforçava ao máximo pois almejava um grande sonho: se tornar sacerdote e educador dos jovens.


Cresceu sensível às realidades do próximo, o que fazia do jovem Bosco um grande estrategista; atraia os jovens através de peças de teatro, da música e de “shows” de mágica e logo depois falava sobre Jesus àqueles que o assistia.

Esse coração impetuoso o levou a encarar sua vocação entrando para o seminário em 1835. Com 26 anos foi ordenado sacerdote e passou a ser chamado de Dom Bosco. A partir de então seu trabalho se intensifica: passa a cuidar dos meninos em situação de rua, ouvia-os e ensinava-lhes uma profissão. Devolver a dignidade que foi roubada era a missão do jovem padre.

O suor de Dom Bosco gerou muitos frutos, sempre dócil ao mover do Espírito sentiu a necessidade de organizar uma associação religiosa, porém o contexto político da Itália não permitia a criação de uma ordem cristã. Entretanto os sonhos de Deus eram maiores e logo semeou em seu coração o modo em que deveria seguir: uma associação religiosa perante a Igreja e uma organização civil dedicada à educação. Desse modo São João Bosco conseguiu atingir as esferas sociais sem gerar conflitos ainda maiores.

Alicerçado nesse novo caminho Dom Bosco iniciou sua grande obra começando pelos Oratórios, lugar onde os jovens poderiam morar e recebiam ali formação humana, cristã e profissional. Formavam-se assim homens preparados para o mercado de trabalho e não só isso, mas capacitados para trilhar o seu caminho para o céu.

Fundou então a Congregação Salesiana, essa que ainda nos dias de hoje continuam a realizar a obra e a missão do santo de Turim, desenvolvendo seus trabalhos em todo o globo terrestre.

Assumiu em vida como lema: “Dai-me almas, ficai com o resto.” testificando seu amor pelas almas e a vontade de ver o amor de Cristo sob todos os corações. Nasceu pro céu no dia 31 de Janeiro de 1888.  Foi beatificado em 1929 e canonizado pelo papa Pio XI, em 1934. No centenário de sua morte, em dia 31 de janeiro de 1988, São João Paulo II o declarou Pai e Mestre da Juventude reafirmando aquilo que afirmava enquanto vivo: “Basta que sejais jovens para que eu vos ame profundamente”.

Dom Bosco é para a Colo de Deus um exemplo certeiro a ser seguido. Vendo esse coração consumido temos a convicção de só será plenamente feliz quem se entregar verdadeiramente a Deus e  assim viver o seu chamado, sua vocação. Que seu testemunho nos ajude a alcançar o céu!

São João Bosco, Rogai por nós!