
“…SOBRE ESTA PEDRA CONSTRUIREI A MINHA IGREJA” (Mt 16,18)
Olá amigo Sentinela da Manhã! Nosso Papo de Domingo dessa semana promete!!! Celebramos a festa das colunas da Igreja, São Pedro e São Paulo! Ambos tiveram um encontro marcante com Jesus Cristo. Pedro, em sua simplicidade de pescador, foi escolhido por Jesus para ser um de seus melhores amigos, confidente e líder do grupo dos discípulos. Paulo, de perseguidor dos cristãos, após ser escolhido pessoalmente por Jesus no caminho para Damasco, fez-se o maior missionário dos primeiros tempos da Igreja.
Ambos descobriram em Jesus o seu primeiro e mais precioso tesouro. Por Ele valia a pena tudo! Da alegria de serem discípulos escolhidos pessoalmente por Jesus brotava a força para serem anunciadores do Reino e fundadores das primeiras comunidades cristãs. E esta alegria era tão grande que valia a pena enfrentar o poderosíssimo Império Romano, que os fez padecer a ambos como testemunhas da fé, um crucificado de cabeça pra baixo, outro decapitado.
Nesta solenidade, amigo jovem, somos chamados a celebrar a bondade de nosso Deus, que edifica a Igreja sobre a fé de um homem simples e nos chama a sermos nós também “edificadores da Igreja”, como testemunhas do ressuscitado. Uma Igreja que, mesmo sendo pecadora por causa dos pecados de seus membros, é o início e o germe do Reino neste mundo.
Sobre a fé no Cristo se faz a Igreja
“Tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do Inferno nunca poderá vencê-la.” (Mt 16,18)
“Tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do Inferno nunca poderá vencê-la.” Pedro ouve esta frase após MANIFESTAR, COMO PRIMEIRO, A FÉ NO MESSIAS. De fato, antes dele ninguém havia reconhecido Jesus como o Salvador esperado. É sobre esta fé em Cristo que a Igreja é edificada: não sobre bases humanas e passageiras (“não foi um ser humano que te revelou isso” Mt 16,17a), mas sobre a fé, revelada pelo “Pai que está nos céus” (Mt 16,17b) a Pedro e, a partir dele, a todos os que reconhecessem em Jesus o Salvador do Mundo.
A Igreja NASCE DA ENCARNAÇÃO DA FÉ NO CORAÇÃO DE UM HOMEM – Pedro. Há Igreja quando há esta fé encarnada, fiel a esta primeira experiência de Simão, o Pescador. A Igreja, portanto, não é uma sociedade qualquer. Não é um grupo de gente boa apenas. Não é um “clubinho de gente honesta” (como dizia meu professor de filosofia, Mons. Diniz Mikosz…)
Igreja somos nós, os que professamos a mesma FÉ ENCARNADA EM NOSSO CORAÇÃO, a mesma fé encarnada no coração de Pedro, o primeiro: a fé no “MESSIAS, O FILHO DO DEUS VIVO.” (Mt 16,16). A esta fé, encarnada em Pedro, devemos ser fiéis. Não podemos mudar, nem adulterar. ELA É A FÉ APOSTÓLICA, SUSCITADA PELO PRÓPRIO DEUS ENCARNADO.
Testemunhas do Ressuscitado
“Mas o Senhor esteve ao meu lado e me deu forças” (2Tm 4,17)
Ser cristão é, sobretudo, ser fiel a esta fé, jamais traí-la, jamais deixá-la, JAMAIS TROCÁ-LA POR OUTRA EXPERIÊNCIA, por mais fascinante que nos pareça. Isso porque Jesus é a resposta! Jesus é o caminho de transformação do mundo! Jesus dá sentido à vida!
Nossa Igreja está alicerçada no fundamento de homens e mulheres que tocaram no Ressuscitado, isto é, viram a vitória do Reino na pessoa daquele homem. Descobriram nele o sentido de suas vidas. Deram a vida por Ele. Pedro, crucificado de cabeça para baixo, Paulo decapitado, mas nenhum o negou, nenhum desistiu… Sabiam que nesta fé todos são vitoriosos!
Nossa Igreja procura ser fiel NO MUNDO INTEIRO ao testemunho de fé destes apóstolos, por isso a chamamos Igreja Católica APOSTÓLICA. O testemunho apostólico não pode ser trocado, e nem perdido, PORQUE ESTÁ ENCARNADO NESTA IGREJA, que jamais será vencida pelo poder do Inferno.
Santa e pecadora…
“O Poder do Inferno nunca poderá vencê-la.” (Mt 16,18b)
O Testemunho de Pedro continua visivelmente encarnado entre nós na pessoa do Papa.
Na Primeira leitura, vemos a preocupação e a oração da Igreja por Pedro. Nós também, devemos manifestar nossa fidelidade ao TESTEMUNHO DE FÉ DE PEDRO, sendo FIÉIS AO SEU LEGÍTIMO SUCESSOR.
Antes de criticá-lo, devemos rezar por ele e por todos os pastores da Igreja, que PRECISAM DE NOSSO APOIO AO INVÉS DE NOSSAS CRÍTICAS E ATAQUES. Na Igreja, a verdadeira fidelidade a Jesus se faz em primeiro lugar pela caridade. Não são os protestos exigentes de mudanças na Igreja que geram maior fidelidade ao Evangelho, mas sim o nosso testemunho de caridade e união.
Se o mundo vê a Igreja dividida, terá dificuldades em professar a fé no Cristo Senhor. Sejamos, portanto, unidos na caridade. Evitemos os comentários maliciosos sobre o Papa e os demais pastores. A Igreja é Santa no seu fundador, mas é pecadora por nossa causa. Os Pastores também… Por isso, precisamos nos unir e BUSCAR JUNTOS o caminho de uma Igreja mais santa, na certeza de que DEUS GARANTE QUE O MAL JAMAIS PODERÁ NOS VENCER
Nossa fé também precisa ser forte como a rocha
“Combati o bom combate, terminei minha carreira, guardei a fé. Agora está reservada para mim a coroa da Justiça, que o justo juiz me dará naquele dia” (2Tm 4,7-8a)
Pedro e Paulo nos dão testemunho de que ser FIEL a Jesus vale a pena. Se formos fiéis à fé herdada do testemunho do sangue dos apóstolos, vivendo-a em nossa vida, TEREMOS VIVIDO UMA VIDA QUE VALE A PENA. TESTEMUNHAR FIELMENTE A FÉ É SER FELIZ, MESMO DERRAMANDO O SANGUE NUMA CRUZ OU TENDO NOSSA CABEÇA CORTADA. VALE A PENA SEGUIR O CRISTO E LHE SER FIEL: DEUS NOS PREENCHE COM A VIDA QUE É DELE.
O que alegra o seu coração, amigo jovem? Qual é a grande alegria de sua vida? Esta solenidade nos recorda um Deus que nos escolheu, nos alegra com a sua salvação e nos convida a “fundar Igreja”, levando o Evangelho a todas as pessoas marcadas pelas tristezas deste mundo de morte.
Jesus olha para você e pergunta: “E vós, quem dizeis que eu sou?” Com Pedro, respondamos com coragem: “Tu és o Cristo, o Filho de Deus. Em Ti deposito minha confiança. Em tuas palavras se encontra a Verdade. Tu és meu o caminho, a minha verdade e a minha vida.” De Jesus escutaremos: tua fé, como a de Pedro, é uma rocha firme. Ela jamais poderá ser derrotada, porque Eu venci o mundo. Fica firme, mesmo na cruz!”
Compartilhe isso:
Related posts
:] BEM VINDOOOO
E ai! Bem vindo ao nosso blog!
Esse blog é uma troca de experiencias de vida real, diferente daquilo que nós estamos acostumados a ver na internet. Aqui partilhamos a vida, damos risadas e choramos juntos. Então fica a vontade, pegue um café e curta! O blog foi criado pela necessidade de expandir o nosso carisma devido à grande procura de amigos e interessados na comunidade em relação aquilo que vivemos e pregamos. #Vemcomagente!
Categorias
- DANÇA
- EDUCAÇÃO DOS FILHOS
- EQUILIBRIUM
- Espiritualidade
- ESPIRITUALIDADE DO CASAL
- FORMAÇÃO
- HISTÓRIAS DE TELHADO
- HOMENS COM PROPOSITO
- IDENTIDADE
- IGREJA
- MATERNIDADE
- MATRIMÔNIO
- MODAORA
- Mulheres da Bíblia
- MÚSICA
- NAMORO
- NERD CATÓLICO
- NOSSA POESIA
- O CRISTOCÊNTRICO
- PALAVRA DO FUNDADOR
- PATERNIDADE
- RCC
- SERIE : SER ''ARTISTA'' MAS NÃO DEIXAR QUE O MUNDO TE SEDUZA
- SÉRIE: SANTA TERESA DE CALCUTÁ
- SPOLETA
- Tenho algo a dizer
- VERDADEIRA
- VIDA DOS SANTOS
- WITH YOU
- YESHIVÁ MINI