Quem nunca ouviu ou leu essa frase, né? Ela é linda e está no livro “O Pequeno Príncipe”. Eu lembro que eu li esse livro duas vezes, aos 11 anos (pelo colégio) e por volta dos 15-16 anos (por vontade própria). E essa frase é muito marcante…

E ela me faz lembrar de uma passagem do Antigo Testamento, do primeiro livro do profeta Samuel.

1 Samuel 16, 7 – Mas o Senhor disse-lhe: “Não olhes para a sua aparência nem para a sua grande estatura, porque eu o rejeitei. Não julgo segundo os critérios do homem: o homem vê as aparências, mas o Senhor olha o coração”.

O contexto dessa passagem é o seguinte: o Senhor chama Samuel para apontar à ele o Seu ungido, àquele que governará o Seu povo. Quando Samuel chega na casa de Jessé, ao encontrar um dos seus oito filhos (Eliab), acreditou ter encontrado o ungido de Deus baseado naquilo que Eliab aparentava. E o Senhor lhe falou como está transcrito acima, no versículo 7 do capítulo 16.

E o que nós podemos tirar de crescimento para a nossa vida espiritual com essa passagem? O que o Senhor quer de nós a partir deste versículo?

Temos vivido em um mundo em que aquilo que eu tenho e aquilo que eu mostro é mais importante do que aquilo que eu sou. É só pararmos para olhar as nossas redes sociais e as das pessoas que conhecemos: elas são, geralmente, vitrines de uma vida, de uma alegria, de uma realização que, verdadeiramente, não existe em nós. E isso é muito triste.

Temos vivido uma mentira, estamos vendendo aos outros – e comprando deles – uma falsa realização e uma falsa alegria. Por que falsa? Porque está baseada em coisas materiais, está baseada naquilo que eu posso ter.

A partir da passagem de 1 Samuel 16, 7, e também da passagem do livro “O Pequeno Príncipe”, podemos entender que, na realidade, o que importa é aquilo que temos por dentro, quem somos no nosso interior. E não aquilo que temos ou mostramos.

Deus quer nos ensinar hoje que mais do que bens materiais e aparências, precisamos buscar a verdade Dele dentro de nós. O nosso foco, a partir do dia de hoje, deve ser nos encontrar com Deus no escondido do nosso coração para ouvir Dele quem realmente somos, quem Ele quer que sejamos.

Sendo aquilo que Deus quer, estaremos sendo quem fomos criados para ser. E combateremos o mundo, lutando com o ter!

Deus nos abençoe nesta busca de nós mesmos. Deus nos abençoe neste processo de “ser mais do que ter”.

Espero sua curtida, seu compartilhamento e seu comentário!!!