Fala Galera!

Como vocês estão ? tudo de volta ao normal né? Quem aqui queria ter férias para sempre ? (\o/) Más a vida não é assim né amado ? hahahahaha ! Estava com muitas saudades de vocês, espero vocês no Acaso Não Sabeis, nesse final de semana viu ? =D

 

Sempre ouço a galera dizendo sobre os Levitas, mais que raios é os Levitas ?

Vamos lá !!

  1. Origem do nome.O livro do Genesis 29,34 fala de Levi, como sendo o terceiro filho de Jacó e Lia, e a tribo foi eleita para exercer o culto em Israel. Tornou-se assim uma tribo, com tarefas especiais, separada das outras tribos e mantinha em funcionamento os sacrifícios no templo de Jerusalém.Durante a peregrinação no deserto tinham a incumbência de zelar pelo tabernáculo, isto é desmanchar e montá-lo em outro lugar (Nm 1,47-54). Os levitas não são os sacerdotes mas eram seus auxiliares diretos.
  2. Deveres e funções dos Levitas.Os filhos de Coate estavam incumbidos de transportar os móveis, depois que os mesmos fossem cuidadosamente cobertos pelos sacerdotes.Os filhos de Gérson cuidavam das cobertas, cortinas e véus do Templo.Os filhos de Merari tinham a tarefa de transportar e erguer a armação do tabernáculo e seu átrio. (ver em Nm 3 e 4).O serviço dos levitas começava coma idade de vinte e cinco anos até os cinquenta anos (Nm 8,24-26). Uma vez que a Arca possuía um local permanente a idade do serviço foi para os vinte e cinco anos.

    Os levitas não possuíam terras. O dízimo do povo os sustentava, enquanto que os sacerdotes recebiam as porções das ofertas não consumidas pelos sacrifícios, os primogênitos do rebanho bovino e ovino, e o dízimo levítico (Nm 18,2ss, Dt 18,1-4). O livro de Deuteronômio dá grande mostra à responsabilidade do Povo de Deus para com os filhos de Levi (Dt 12,12)

  3. Ministérios dos Levitas. O Ministério dos levitas em detalhes encontramos descrito no livro das Crônicas (ver 1 Cr 6).- Os cantores l, Hemã, Asafe e Etã, e filhos, encarregados por Davi da música do templo (1 Cr 6,16ss).- A relação entre o oficio levítico e o ofício profético: Jaaziel, um levita profetizou a vitória de Josafá (2 Cr 20,14); Jedutum, o levita, é chamado de vidente do rei (2 Cr 35,15).

Beleza, agora sabemos um pouco mais sobre os Levitas, e quem eles eram.

Porém, é certo afirmar que Os Levitas são os músicos da igreja ?

  • O levita tinha um papel de mediador, assumido por Cristo

Como ungidos do Senhor, os levitas tinham  um papel  de mediar a Aliança entre Yahweh e o povo de Israel. Eles não eram simplesmente  pessoas que “ministravam a adoração” para a congregação. Muitos veem o povo realizando sacrifícios e entendem que aquilo era o paralelo de nossos momentos de louvor hoje. Há certa relação, mas os sacerdotes faziam muito mais.

Como mediadores, eles exerciam o papel de representar Deus para o povo e representar o povo para Deus. É por isso que esse era um cargo de extrema importância e perigo. Se  o levita chegasse contaminado na presença de Deus, ele estava dizendo que  a nação estava em pecado.  Se  ele chegasse maculado  na presença de Israel, era uma blasfêmia – “Deus” estava corrompido. Eles não estavam simplesmente realizando cultos, eles tornavam o culto possível.

Hoje, esse papel é cumprido perfeitamente por nosso sacerdote e cordeiro Jesus. Como perfeito Deus e perfeito homem, ele pode posicionar-se como representante de Yahweh diante do povo e representante da igreja diante de Deus.  Como afirma o Apóstolo, “há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem” (1 Tm 2.5). Assim, o ministro de louvor hoje é meramente alguém dependente do verdadeiro mediador, aquele que torna o culto possível, o Senhor Jesus.

Ou seja, o Levita fazia essa função de intermediar o contato do povo com Deus.

Nós músicos somos responsáveis, diretamente por esse contato, há pessoas que possuem uma certa facilidade de escutar a Deus sem precisar ouvir uma canção, que apenas com uma simples oração conseguem estar em total sintonia com Deus.

Eu não sou essas pessoas, eu preciso de uma canção para conseguir me conectar totalmente com Deus, nem que seja um refrão.

Recentemente tivemos um Shuris na casa dos meus pais, e estávamos em um momento de oração bem forte e Jesus colocou bem forte a palavra YESHUAum termo de raiz hebraica que significa “salvar” ou “salvação”. É considerado por alguns estudiosos como o nome original de Jesus Cristo escrito em hebraico. Porém é um tema em discussão, visto que a língua falada na terra onde Jesus habitava era o aramaico.) e começamos a cantar bem baixinho, e cara que experiência tivemos aquele dia.

E ah, só mais uma coisa :

  • Nem todos os levitas eram músicos

    A Bíblia relata, é verdade, que existiam levitas envolvidos com a música no antigo Israel. Vemos corais e bandas formados por membros da tribo de Levi e voltados exclusivamente para esse ministério. Entretanto, também lemos sobre levitas que cuidavam de outras atividades cultuais, como o sacrifício, e aqueles que se  envolviam  em tarefas  administrativas e operacionais.

    Sei que alguns defensores da expressão “levita” sabem disso. Ainda assim, preferiu-se ignorar todas as outras funções associadas ao ministério levítico e concentrar-se apenas nessa.  Por quê?

    Alguns entendem que é por estrelismo dos músicos, mas prefiro pensar que há um motivo mais profundo – a valorização medieval de funções “sagradas” em detrimento de funções “seculares”. Varrer o chão, organizar culto, carregar coisas – qualquer um faz. Adorar, somente os crentes. Há um fundo de verdade aí, mas também há uma ignorância quanto ao chamado geral de Deus para humanidade. Tanto o administrador quanto o zelador podem glorificar a Deus em suas respectivas funções. Isso não é um culto público, mas é um culto.

    Assim, alguém responsável por assuntos cotidianos como arrumar cortinas do templo poderia “ser tão adorador” quanto Asafe, o compositor. E  um músico no culto público pode estar profanando o nome de Deus – se seu alvo não for a glória do Criador.

 

E você tem se posicionado para ser um bom Levita ?

 

Deus abençoe !