Nesse final de semana nós enfatizamos o dia dos pais, um dia em que a sociedade em geral relembra que todos temos um pai nessa terra, e que para mim, além disto tem dois sentidos de grande importância para nós cristãos.

O primeiro é que neste dia temos a oportunidade de olharmos para a nossa história, e com isso enchemos nosso coração de gratidão por um dia nosso pai ter dito “sim” a vida, e por conta dessa decisão podemos estar aqui para celebrar a vida.

Um pai cheio de amor no coração exala Jesus na casa em que mora, e com isto, consegue mudar o mundo de uma forma única, ciente de que só o amor convence o homem. A formação do caráter de uma pessoa vem muito da educação recebida de seus pais, principalmente do pai, e mais ainda do quanto de amor e doação paterna é depositado nestas pessoas, carinhosamente chamadas de filhos.

O segundo ponto, é que todos nós cristãos somos chamados a acreditar de todo nosso coração, que Deus em sua infinita misericórdia sonhou conosco, para sermos gerados no ventre da nossa mãe, e ainda, Deus que é Pai, instituiu um homem para cada um de nós com o fim de ser a representação dEle nessa terra, e com esse amor tão grande de Deus Pai aprendemos a chamar nosso pai, de pai. 

E olha que profundo isso, mesmo sem sabermos ou tomarmos consciência disto, Deus derrama sobre cada homem o chamado a ser pai, seja espiritual ou carnal, e com isto, ser sua representação, sua imagem e semelhança de forma mais profunda na vida de alguém, sendo a extensão de seus braços que não somente são responsáveis por prover o lar, mas principalmente, de abraça-lo e ama-lo.

Sem dúvida alguma é um dia de agradecermos a Deus pelo dom da vida de cada pai e o importante papel dado por Deus a cada homem desta terra de ser cooperador de sua graça.

Porém, eu sei, tudo isso que escrevo é muito bonito, pois é realmente o que Jesus fala ao meu coração sobre esse dia, mas existe algo que Ele também me fala e me mostra todos os dias: existe uma sociedade que sofre profundamente com a ausência dos pais, seja porque o pai abandonou sua família, é ou era um pai ausente, ou até mesmo porque veio a falecer, isso tudo é mais comum do que imaginamos.

Com isto, muitos filhos têm corações feridos por não conseguir entender o porquê ou como isso aconteceu, mas preciso te lembrar que todos temos uma história, que a vida realmente as vezes é dura, e que não sabemos o que pode acontecer amanhã, mas Deus sempre sabe e cuida de tudo. Ele continua fazendo a parte dEle, nós que muitas vezes esquecemos de cumprir com a nossa.

Eu acredito que quando entendermos que, para as coisas mudarem depende de NÓS e não dos outros, a visão de pai e filhos mudarão totalmente, afinal, se queremos sermos melhores precisamos nós nos mover para que isto aconteça.

Se você é pai e sabe que não está cumprindo com seu papel da forma com a qual Deus o sonhou e te chamou a ser, seja humilde, reconheça suas falhas, tome decisões e as coloque em prática, para busca ser cada dia melhor, essa é a sua VOCAÇÃO! Nós, enquanto pais, após recebermos nossos presentes de Deus (filhos), não temos o direito de escolher os momentos em que queremos ser pai ou não. Ser pai é um chamado para o resto da sua vida, você sempre será pai, então honre este chamado, durante todos os dias de sua vida.

Porém, se você ainda é só filho, dê mais amor a seu pai, seja proativo, se ainda precisa tomar um jeito na sua vida, tome o quanto antes! Reclame menos das falhas do seu pai, lembrando-se sempre das suas e ajude-o a cada dia ser um pai melhor, sendo primeiro você um bom filho. Respeite-o, mesmo que se ache na razão, “quem obedece não erra”, já dizia Santa Teresa, escute-o, quem é bom filho, ajuda o pai a ser um pai cada vez melhor, e no futuro se torna um excelente pai.

Nossa geração grita por pais e filhos de verdade! É incrível e divino quando um pai pede desculpas para o filho e/ou quando o filho pede desculpas ao pai, liberar perdão é tão profundo que gera vida, e vida em abundância, conforme prometida por Jesus, o filho por excelência de Deus Pai e São José, seu pai “adotivo”, que veio nos ensinar justamente isso, o amor e misericórdia.

Espero que possamos ser melhores, ou ao menos tomarmos a decisão de lutarmos para um dia ser um pai ou filho melhor, e com isto, celebrar esse dia com alegria, doação e amor, pelo resto dos dias das nossas vidas.

Feliz dia dos pais a todos, e principalmente a todos os pais!