NOVOS HORIZONTES

DEUS ESTÁ EM MOVIMENTO, MEXA-SE!

Me recordo de estar no terceiro ano do ensino médio, e ao fim da aula voltando pra casa me veio uma sensação enorme de não pertencer a esse mundo. Esse tempo. Sabe aquela sensação de achar que todas as pessoas do planeta terra encontraram o seu lugar menos você? E por mais que eu cogitasse infinitas possibilidades eu não conseguia acreditar que de fato existiria algo pra mim. Então eu comecei a pensar no tempo, e na ação do tempo sobre as pessoas. E eu percebi que o mundo está em constante movimento. De instante em instante as coisas mudam, tomam forma, nascem, morrem, e enfim…logo, se o mundo está em movimento e quem controla o mundo é Deus, et voilà, Deus é um cara que também está em movimento! CONSTANTE.

Nós também fomos criados para estarmos em movimento, formação, desenvolvimento, crescimento, e até mesmo as coisas práticas da vida exige isso de nós. Mas comumente pensamos nesse mover somente de forma física, quando na verdade existe uma necessidade interna de também estarmos em movimento. Em constante busca por algo mais. Sonhos, realizações pessoais, sentimentos, espiritualidade, e etc.

O mundo estava andando, as pessoas ao meu redor caminhando pra frente, e eu sentia como se tivesse ficando pra trás. E de fato, eu estava. Mesmo depois de ter trabalhado com os meus complexos, como falei pra vocês no texto passado, eu não sabia como me encaixar no tempo atual, por ter vivido muito tempo com a cabeça no passado. Nas coisas que me fizeram sofrer lá atrás. E por isso, eu não conseguia acompanhar a vontade de Deus pra minha vida. E quanto mais eu rezava mais distante eu me sentia, porque não conseguia trazer esse alinhamento pra prática no meu dia a dia.

Uma vez, me disseram a seguinte frase: 

“A oração é a alavanca que move a mão de Deus”. Ou seja, Deus está parado, então alguém usa a oração, e o braço de Deus começa a se mexer para fazer alguma coisa. E eu demorei bastante tempo pra entender que este é um conceito errado! Deus está trabalhando na nossa vida o tempo todo, cuidando dos detalhes da nossa vida, cabeça, corpo, pensar, agir, sentir, falar, o tempo todo! Por que oramos então? A nossa oração não é para que Deus comece a cuidar de nós, mas sim para que Ele nos livre da ansiedade de achar que Ele não está cuidando e também para cada vez mais buscarmos intimidade com Ele. Lembre-se, “a oração não muda a Deus, muda a mim” (C.S. Lewis).

O grande problema é que o nosso coração não está alinhado com o coração de Deus, e por isso temos dificuldade para entender esta verdade. Então, não é a oração que coloca Deus em movimento, pois Ele está em movimento o tempo todo. Não é a oração que traz o coração de Deus para as nossas causas, pois o coração de Deus já está derramado sobre nós. Deus não está parado! Deus está trabalhando na nossa causa! “E Jesus lhes respondeu: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também” (Jo 5:17).

Ou seja, a minha mente, o meu eu, ainda estava interiorizado na ideia da Morgana do passado. Aquela que não se achava digna de nada e que possuía um gigante complexo de culpa e rejeição. Enquanto isso Deus já havia me recebido de braços abertos com uma multidão de sonhos e realizações pra minha vida. Eu queria me lançar às coisas de Deus, tinha sede de mais, sede de ter sonhos e acreditar nos sonhos dEle pra minha vida, mas não sabia como me posicionar por ter ficado estática a tanto tempo e por achar que O pai e inventor do tempo também ficava estático esperando por nós. Foi quando eu literalmente parei na frente do espelho e disse: “Ok, aqui começa um novo tempo, eu preciso correr.” E anotei várias coisas que eu queria fazer por Jesus e pelas  pessoas.

Você já parou pra pensar que com algumas pessoas parece que acontece tudo muito rápido? Depois que elas se decidem verdadeiramente por Jesus as mudanças são rápidas e muita gente até critica isso. Mas a real é que Deus já tinha tudo isso pra vida dessa pessoa e só faltava mesmo ela assumir esse lugar, e quando ela o faz, as coisas andam e dá essa impressão de ser de uma hora para outra. Por exemplo, eu entrei no vocacional em Março de 2017 e em Julho de 2017 eu já havia me mudado para Curitiba, porque o meu sentimento de pertença e de decisão pela vida missionária e pelo carisma era tão grande que eu não conseguiria vivenciar o processo vocacional longe disso. Era algo que sempre esteve presente em mim e no que eu queria fazer da minha vida, mas ficava incutido e escondido por inúmeras barreiras. Quando eu me posicionei, venci os meus complexos e assumi essa verdade e vontade de Deus sobre a minha vida Ele mesmo se encarregou de me dar todas as condições necessárias para que a mudança acontecesse.  A todo instante eu preciso me lembrar que Deus está em movimento e que eu também preciso estar, preciso me cobrar postura no Reino dEle, preciso me cobrar decisão, prática, preciso me cobrar humanidade, ou mais uma vez ficarei perdida e frustrada em meio aos meus devaneios.

O Evangelho mexe com a nossa alma e nos faz querer sair instaurando o Reino em toda a  terra, mas a nossa mente atrelada a uma pitada beeeem grande de falta de graça insiste em nos dizer que não temos mais jeito, que Deus se apega ao que fizemos a 20 anos atrás e não ao que queremos HOJE, AGORA. A misericórdia dEle se renova TODOS OS DIAS. Então se HOJE você almeja segui-lo, busca-lo, deseja-lo  e se arrepender do que já foi, você não só pode como deve assumir essa identidade dentro do coração dEle.

Saber que existe um Deus que se move de acordo com a nossa história e com quem somos me fez voltar a ter sonhos e a realmente ter vontade de me lançar a vida, sem me prender mais em quem já fui ou o que já fiz e me entregar inteiramente a quem Ele quer que eu seja. Me fez ter esperança de que para mim não era tarde e mais ainda, me fez levar esperança as pessoas, pois para elas também não é tarde. Por isso, superado o sofrimento, complexos, inferioridade, dependências, e afins, saiba que é tempo. Tempo de sonhar, criar, posicionar, encaixar, lutar, crescer e assumir o seu novo eu fundado e firmado em Jesus Cristo.

E aí, vamos correr?

Leia tbm:

  • Jacqueline Inocêncio da Silva

    ai meu coração…vamos correr então! As vezes me pergunto pq ficar tão presa ao passado e não seguir em frente. Ai paro penso e digo a mim mesma: Se passei por tal coisa, eu consigo superar isso também. Acho que isso também é movimento, pensar nas coisas que passamos e ver que se passamos por aquilo conseguimos enfrentar qualquer coisa, afinal temos um Deus de amor que esta nos dando força a todo tempo. A cada passo uma luta e uma vitoria, com quedas, com lagrimas, mas no final com sorriso no rosto! Morgana amei o texto!!! Arrasou garota Deus a abençoe

    • Morgana Ribeiro Dantas

      Com certeza isso também é movimento Jacqueline, crescer junto com a situação que Deus nos coloca é uma forma de nos movimentarmos junto com Ele. Fico feliz que se identificou com o texto. Continue nos acompanhando, Deus abençoe!!

  • Marlene Lopes

    Amei e fiquei muito feliz pela sua felicidade,bjds

Scroll Up