DANÇA

COMO DISCERNIR SE SOU CHAMADO A EXERCER O MINISTÉRIO DE DANÇA E COMO EQUILIBRAR A TÉCNICA COM A ESPIRITUALIDADE

O CHAMADO

O maior conflito é sentir o chamado mas se achar incapaz de estar no ministério, ou com medo por nunca ter feito uma aula de dança, por ‘’ser todo duro’’, ‘’todo desajeitado’’, mas ter em seu coração um grande sonho e vontade. Deixa eu te falar uma coisa, 'Deus não chama apenas bailarinos profissionais para o Ministério de Dança, 'Ele chama também você, que se acha desqualificado e incapacitado, que cria um monte de barreiras para o seu chamado.

O sentimento de incapacidade pode acontecer até mesmo com quem já está no ministério, mas quando 'Deus nos chama a exercer algo 'Ele nos capacita, seja por meio de um irmão ou por uma iniciativa própria, como a de começar a fazer aulas de dança. Sim, é necessário que você melhore (vou tentar te convencer disso com o exemplo dado aqui em baixo) e ajude seu ministério a crescer, a técnica faz parte deste crescimento mas, claro, não se pode deixar de lado a espiritualidade.

Agora, imagine que eu, Ayra, me sinto chamada ao ministério de música para tocar violão (rsrsrs), e, cara, o Senhor me confirmou que é isso, porém eu nunca toquei violão na minha vida. Só porque 'Deus confirmou esse meu chamado vou pegar o violão e já sair tocando? Caraca, imagina o que ia sair ?(kkkkkkkk) Eu não saberia tocar nenhuma música e, sendo assim, precisaria aprender a tocar antes, ou com a ajuda de um irmão, como eu disse, ou procurando uma aula.

Se você tem um bailarino dentro do seu ministério a função dele é, também, te ajudar a crescer, dando aulas e exercícios básicos para a dança. Caso não tenha, aconselho você a procurar uma aula, seja de Ballet, Street, Jazz ou Contemporâneo, o estilo fica a seu critério. E, já dizendo, mesmo que você não tenha como fazer nenhuma dessas coisas, persista em seu ministério, 'Deus irá te formar, basta você querer. Hoje temos outros meios também, como o Youtube, por exemplo, então não existe desculpa para não aceitar o ministério ao qual 'Deus te chama, dê um passo e siga em frente.

Deixe agora eu acalmar você, que nunca fez aula e que quer estar, ou já está, em um ministério de dança. Fique sabendo que é mais difícil, para o bailarino que já sabe dançar, ser de 'Jesus, do que você se tornar um ministro de dança, afinal técnica qualquer pode adiquirir com a prática, agora ser de 'Jesus exige um grande esforço, um sacrifício em mudar de vida e começar de novo. Você pode ser o melhor dançarino dentro do seu ministério mas, se não quiser algo realmente santificador, não valerá de nada a sua dança, você pode até ter várias técnicas mas gente com talento o mundo já tem bastante.

TÉCNICA E ESPIRITUALIDADE:

Como manter o equilíbrio?

TÉCNICA:

Simples, você não vai aprender a dançar para ser um GRANDE E MARAVILHOSO MINISTRO DE DANÇA, deve estar ciente que a parte técnica serve para aprimorar o seu ministério. Cuidado com a vaidade! Você deve ter em mente que sua aula de dança é como um presente e carinho de 'Deus, no qual 'Ele deve ser seu professor.

MOMENTO TESTUMUNHO:

As aulas de dança técnicas seculares me levam a ver que eu não sou nada, pois nunca vou conseguir fazer perfeitamente aquilo que o professor me pede e porque sempre tem uma pessoa melhor do que eu, isso faz com que eu me rebaixe e veja que não sou tudo aquilo que às vezes imagino. Se há movimentos sensuais eu os mudo, se o figurino da apresentação não condiz com o que prego, eu não danço. Tenha modéstia em sua aula! Procure uma escola que entenda a sua realidade, você deve ser ministro dentro da sua aula também.

ESPIRITUALIDADE:

‘’Não é à consciência que o sujeito está condenado, mas ao corpo’’. 
(J. Lacan)

O ministro de dança exerce seu ministério o tempo todo, deve ter uma vida de oração constante e uma vida de castidade. Na sua Espiritualidade como ministro de dança tudo influencia, até mesmo a roupa que você usa no dia a dia, porque o seu corpo é instrumento de 'Deus e se ele não está bem, em oração, em diálogo com 'Deus, seu ministério também não estará.

Você deve ter o desejo de, em tudo que for fazer, gerar 'Cristo para a outra pessoa. Lembre-se que não adianta nada buscar a técnica que aconselhei vocês lá em cima, se o foco em aprender não for o de levar 'Cristo às pessoas. É necessário fazer uma boa confissão e jejum, pelo menos um dia do mês, para que seu ministério possa ser exercido em verdadeira adoração.

MINISTROS, SE SOUBEREM JUNTAR ESSAS DUAS COISAS 'DEUS TERÁ MAIS LIBERDADE DE CONVERSAR COM VOCÊS E DE DAR INSTRUÇÕES E, ASSIM, VOCÊS PODERÃO MELHOR OBEDECÊ-LO. EU SEI QUE QUANDO VOCÊ ESCUTA UMA MÚSICA E SE IMAGINA DANÇANDO, VÊ VÁRIOS MOVIMENTOS E PENSA: "SERIA BOM SE EU CONSEGUISSE FAZER ISSO", MAS ACREDITE, 'DEUS ESTÁ TE DANDO A VISUALIZAÇÃO DAQUILO QUE ELE SONHA PARA VOCÊ. NÃO DESISTA, PERSISTA, ACREDITE EM VOCÊ E ACREDITE QUE DEUS PODE TE CAPACITAR. FOI ASSIM COMIGO, DE NADA VALERIA MINHA HABILIDADE SE EU NÃO TIVESSE CONHECIDO PROFUNDAMENTE O 'SENHOR.

Se você é chamado por 'Deus ao ministério, dê o seu sim. Se você quer saber se é o seu lugar, entra no seu quarto, fecha a tua porta, coloque em seus ouvidos uma música e dança em segredo para 'Deus, depois disso você saberá se é ou não. Deixe o 'Senhor te guiar, seja em um pequeno erguer de braço, uma pirueta ou um andar.

No próximo post teremos o testemunho de uma das Ministras do Miriã, a Giandrine Guedes, dizendo como foi para ela tudo isso: de se sentir chamada a servir o Senhor através da dança, de se achar incapaz, de ganhar técnica e espiritualidade. Vale a pena ler.

 

Beeeeeeeijo Igrejaaaa.

 

Use os comentários caso queira fazer alguma pergunta, ou partilhar.

Leia tbm:

  • Ayra Panaro Colo de Deus

    Galera estarei respondendo vocês pelos comentarios ❤

  • Mikaelle Nascimento

    Amém, em tudo! Eu sou do ministério de dança dá Comunidade Crux Sacra, na qual sou pré discípula, e ontem eu partilhava com uma irmã de ministério sobre essa mesma dúvida (será que esse é o ministério de Deus pra minha vida?) E essa coluna veio como resposta para mim, minha dúvida era justamente pelas técnicas, eu sempre dancei diversos ritmos seculares, antes da minha experiência com Cristo, mas nada profissional, e a maior dificuldade que encontrava no início era converter o meu dançar, mas hoje, mesmo após ter conseguido esse primeiro e sacrificante passo, tenho como barreiras as técnicas (as quais não possuo) e muitas vezes me sinto incapaz de pertencer a tal ministério, e como disse anteriormente, essa coluna foi resposta de Deus para mim. Obrigada por se deixar ser canal, me alcançou bastante!!!

    • Ayra Panaro Colo de Deus

      Bendito seja Deus!!!
      Fico muito feliz em saber que lhe ajudou neste sentido, e que descobriu realmente qual a vontade de Deus.

  • Caroline Sopran Catti

    Demais o texto!! Vou amar ler as formações por aqui Ayra! ficou ótimo!!! Deus abencoe!

    • Ayra Panaro Colo de Deus

      Caroline meu beeeeem, fico feliz por saber que está acompanhando!!! Venha para Curitiba nos conhecer.

  • Caroline Sopran Catti

    É muito verdade essa coisa de não nos sentirmos mais capazes. Sempre dancei ballet e jazz. E um dia fui na secretaria da igreja perto onde eu morava fazer qualquer coisa e eu ia para o ballet depois, então estava de collant por baixo, uma das meninas do ministério de lá percebeu que eu estava de coolant por baixo da blusa e me chamou pro ministerio kkk eu fui. Eu amava aquele ministério. Até que um dia comecei a namorar com meu atual marido e ele pertencia a uma comunidade de aliança, decidi então começar a participar lá. Me vi cobrada de um jeito diferente, nas aulas de ballet parecia que eu era a pior da turma e isso me deixou numa confusão sem limites, porque “como um dia alguem vem me abraçar chorando depois de uma ministração e no outro alguem vem e pergunta se eu acho que esse é mesmo o meu dom?” sai de todos os ministérios e parei com o ballet.
    Em setembro de 2012, nasceu o Jovens USB movimento Jovem do qual meu marido foi o fundador. Em outubro as coisas estavam se concretizando para o inciio desse trabalho meu antigo ministério me chamou para dançar no dia de nossa senhora aparecida. Tive que comprar sapatilhas porque tinha jogado todas fora. Dancei. Foi demais! (e nunca mais rs)
    Continuei servindo no USB sem saber meu lugar. Onde precisava eu estava mas nao estava onde eu precisava, entende? Pois um dia, num momento de oração e planejamento o senhor me dava a visualização de pessoas dançando num salão no ritmo de oração que as pessoas faziam em linguas. Foi a mais linda. Esse dia eu avisei que eu ia começar um ministério de dança lá. E ele é a coisa mais linda da minha vida! Não tenho duvidas de que é um presente sem tamanho de Deus!!

    • Ayra Panaro Colo de Deus

      Poxa que legal saber do seu testemunho e bom mesmo é saber que nunca estamos sós, não é verdade? Creio que Deus ainda não fez tudo o que Ele tem separado para ti. A forma em que você entrou para o ministério de dança pela primeira vez foi parecida com a minha! Deus te Abençoe e te capacite !!

  • Maria Luciana Santos

    A paz de Jesus Colo de Deus , meus amados irmãos em Cristo Jesus , aqui é aquela jovem senhora , que teve a profunda alegria no Senhor de testemunhar o que o Senhor Jesus , através dá ação do Espírito Santo , realizou na vida do meu filho , que estava com estress profundo , com sintomas de esgotamento físico e mental , usando as composições inspiradas e ungidas , de vcs que de uma forma sublime , e poderosa , rasga o céu verdadeiramente e o fogo de Pentecostes queima e consome o nosso coração . E eu testemunhei pra mocinha linda de Deus , e pro Maique , que eu falei pra ele , que ele já é meu filhinho . E meus abençoados , minha alegria é tão real , que eu tenho vontade de sair gritando pra todos ouvirem como eu amo Jesus Cristo , ao Espírito Santo , a nossa Mãe Maria .Em como foi profundo esse reencontro com o amado de minh’alma , Passar aquelas horas na presença de Jesus Eucarístico , sendo curada , libertada , saciada , pelo fogo abrasador do Espírito Santo , foi magnífico , espetacular e junto com vcs , juventude profética , a nova geração de adoradores do Rei Jesus . E sou grata ao Senhor , por toda obra de restauração , e libertação feita em meu filho Guilherme por meio de vossas canções tão abençoadas , que nós levam ao colo de Deus , as profundezas de seu imenso amor . Obrigada , Deus continue , abençoando todos vcs com a efusão do Espírito Santo , quem sabe um dia o Senhor nos leva até aí , eu e meu filho , para experimentar de seu banquete espiritual com essa família agraciada . Paz e bem . Luciana , da Paróquia de São Francisco de Assis , Queimados , Rio de Janeiro, paróquia do Pe . César , vcs estiveram aqui segunda dia 06/03/17 , vou guarda-Los em meu coração e minhas orações pra sempre , amo vcs , no amor de Jesus .

    • Ayra Panaro Colo de Deus

      Luciana a paz, não sabe o quanto meu coração se alegrou em ver seu testemunho e o testemunho do seu Filho, saiba que estaremos em orações por vocês!!! Louvado seja Deus

  • Jamile Brito

    Bendito seja Deus pelo teu sim e por esse blog, estou apaixonada, encontrei a resposta ♥

    • Ayra Panaro Colo de Deus

      Amém minha irmã, que Deus te abençoe obrigada pelo carinho!

  • vanikele

    olá, minha Santa!
    Até parece que falou isso tudo pra mim, pois é isso mesmo, ouço musicas no quarto e danço pra o Senhor, estou ouvindo musicas e ja imagino logo uma dança, to encantada com esse texto. gostaria de saber se as ministrações de dança da MIRIÃ não estão desponiveis, em dvd ou em um Blog, Me espelho bastante nas ministrações de vcs da Colo De Deus

    • Ayra Panaro Colo de Deus

      Ola a paz!
      Fico muuuito feliz em saber disso, serio mesmo!
      Quanto as ministrações tem no youtube, Linda Menina, Ès meu Amigo, Amado de Minha Alma, Jesus Meu Esposo e em breve teremos mais… obrigada pelo carinho.

  • Maria

    Ai…. foi tão pra mim…! Ultimamente venho sentindo no meu coração esse chamado para Ministério de Dança. As vezes estou a escutar música e rezando, logo parece que meu corpo quer se movimentar. Escuto determinadas musicas e já me vem coreografias… Mas eu tenho muito medo. Não sei se ao certo é isso que Deus quer de mim, tenho mais medo porque não tenho técnica. Sinto como se fosse impossível…
    Esta sua formação está me ajudando e muito… Obrigada!

    • Ayra Panaro Colo de Deus

      Olá Maria a paz….
      Fico feliz em poder te ajudar em algo…. Tenha coragem de fazer a vontade de Deus Ele vai te preparar garanto…’ Em oração

  • Daniela Palma Araújo

    Louvado seja Deus por este ministério e pela divulgação! Simbora dançar pra Deus e com Deus! E viva Jesusssss!!!!!

  • Helenize Costalat

    Ayra estamos iniciando o nosso ministério de dança em meu grupo. Não temos dançarinos mas temos corações muito sedentos a fim de tocar os corações por meio do louvor que é impulsionado por Deus em nós. Queríamos a tua ajuda. Para aprendermos mais profundamente sobre preparo espiritual e formativo do ministro de dança. Ajude-nos!
    Paz e misericórdia

  • Deia lima

    muito verdade porém não existe ministério de Dança na biblia podemos ter o chamado para ministrar e dançar sob a orientação do espírito santo de Deus e sua unção, porém devemos ter o cuidado de não dizer que é ministério, pois o mesmo não é citado nas sagradas escrituras, eu tenho o chamado para dança não ministério segundo a palavra de Deus.

Scroll Up