Muita gente pergunta como faz e o que é a lectio divina, seja porque acabou de iniciar o caminho vocacional da Colo de Deus, seja por curiosidade por acompanhar algum membro da comunidade ou a própria comunidade em alguma rede social. Você se encaixa em algum desses dois tipos de pessoas?! Seus problemas acabaram!!! O que pretendemos com esse texto é deixar escrito de forma clara o que é a lectio divina e como ela é feita dentro do carisma Colo de Deus.

A lectio divina nada mais é do que a leitura orante da Palavra de Deus. Ou seja, não vamos mais somente abrir uma passagem para ler. Com lectio divina, nosso objetivo é ler e orar com a Palavra de Deus, buscando intimidade com Deus e direções para a nossa caminhada.

Na Colo de Deus, fazemos a lectio divina da seguinte forma: primeiro, invocamos o Espírito Santo sobre nós. Depois, procuramos a Liturgia diária (Primeira leitura, Salmo e Evangelho) parar orar com cada uma das passagens. Com cada uma das passagens bíblicas da liturgia do dia vamos fazer o mesmo método: leitura da passagem, seleção do versículo que mais chamou atenção, meditação deste versículo dentro do que tenho vivido e da minha história de vida e, por fim, a forma prática de viver essa leitura.

No início pode parecer difícil, pode ser cansativo, você pode achar que está fazendo errado… Mas é questão de prática. No entanto, o mais importante é: não existe certo ou errado. O estudo da Palavra é muito pessoal. É aquilo que Deus quer falar para você, aquilo que Ele quer te exortar, ensinar, moldar.

Bom, agora você já sabe como faz… Então: mãos à obra! Você vai ver como Deus vai te amando a cada novo dia pela Palavra.

Qualquer dúvida, se você é vocacionado da Colo de Deus, procura o seu formador. Se não é, deixa um comentário aqui ou procura a gente nas redes sociais!

Deus abençoe!