Louvada seja a dança
porque liberta o homem
do peso das coisas materiais,
e une os solitários
para formar sociedade.
Louvada seja a dança,
que tudo exige e
fortalece a saúde, uma mente serena
e uma alma encantada.
A dança significa transformar
o espaço, o tempo e o homem,
que sempre corre perigo
de se desfazer e de ser somente cérebro,
ou só vontade, ou só sentimento.
A dança, porém, exige
o ser humano inteiro,
ancorado no seu centro,
e que não conhece a vontade
de dominar gente e coisas,
e que não sente a obsessão
de estar perdido no seu ego.
A dança exige o homem livre e aberto
vibrando na harmonia de todas as forças.
Ó homem, ó mulher, aprende a dançar
senão os anjos do céu
não saberão o que fazer contigo.

(Santo Agostinho)

Até Santo Agostinho falando sobre a Dança. A dança nada mais é que o movimento do nosso corpo. Se seu corpo se movimenta então ele Dança. Muito reflexiva sobre essas questões que são muito simples mas também muito profundas, comecei a entender a importância da dança. A dança ela faz bem porque ela simplesmente permite que não permaneçamos parados. Isso completamente tem relação com a nossa vida espiritual, quando Santo Agostinho diz pra que nós precisamos aprender a dançar, ele está falando de uma flexibilidade, mas não a tão sonhada flexibilidade do corpo ansiada pelos ministros de dança, mas sim a flexibilidade do nosso coração, a flexibilidade de se esquivar das nossas vontades e do nosso ego, e estar no centro da vontade de Deus, flexibilidade de coração que faz com que cada vez mais nós alcançamos as coisas do céu. Uma vida espiritual parada é uma vida sem movimento do Espirito Santo de Deus, que é o Dunamis. Quando deixamos o Espirito Santo nos movimentar damos a Ele abertura pra que Ele ache em nós novas oportunidades em nós mesmos, nos reinvente, nos renove, pois é ele quem renova todas as coisas. Diante de todas as questões Ele me deu 7 dicas pra que eu não tenha uma vida espiritual parada:

1) Trace Objetivos
Trace objetivos com Deus. Por exemplo, você sabe que a dança te leva a um momento de intimidade com Deus, comece então a sonhar mais com ela. Estabeleça metas, faça com que ela seja parte do seu dia a dia.

2) Se planeje

Com seus objetivos traçados, planeje o seu tempo, a sua vida, a sua disponibilidade e prioridade para que você consiga chegar no resultado final, fazendo dos processos um caminho bom de ser trilhado.

3)  Não deixe pra depois
Coloque como prioridade, quando nós queremos algo, nós precisamos colocar como prioridade, essa radicalidade faz com que a gente não procrastine coisas que são importantes pra nós.

4)  Não culpe seu fracasso
O ser humano é falho, se toda vez que você se deparar com as suas limitações você se vitimizar e se esconder atrás da sua humanidade, você nunca vai evoluir.

5)  Ação > Reclamação
Nossa geração é a geração da reclamação, só que se só reclamar e não agir pra mudar, você também não vai avançar. Mude! Lembre-se que você está buscando uma vida de MU(DANÇA).

6)  Abra mão
A medida da ação do Espírito Santo age é a medida que nós conseguimos nos desprender daquilo que é nosso, pra que Ele cresça em nós. A renúncia dói, mas liberta!

7)  Não se preocupe com o que não é de Deus

A estratégia de Satanás é preocupar nossa cabeça com coisas que não fazem parte do Reino de Deus, pra que a nossa cabeça não tenha espaço de pensamento pras coisas de Deus acontecerem na nossa vida. Pense e se preocupe com coisas espirituais, que automaticamente tudo irá fluir sem você perceber.

Gente… Espero ter ajudado vocês. Deixe nos comentários qual a reflexão de vocês sobre o poema do Santo Agostinho! Um beijo, a paz, e até breve.