SÉRIE: SANTA TERESA DE CALCUTÁ VIDA DOS SANTOS

UMA VIDA DOADA POR JESUS E PELAS ALMAS!

Oiii genteee linda e amada!! No primeiro artigo falamos um pouquinho do que trataremos nesta coluna. Deixei um testemunho lá. Para quem ainda não leu, nem comentou, está em tempo! O link estará disponível abaixo, shuris?!

Quando eu ainda estava escrevendo o primeiro artigo, eu já rezava pedindo a Deus o nome de um santo para conhecermos. E neste período de orações decidimos abordar um pouco sobre Santa Teresa de Calcutá, uma santa muito atual, querida por muitos, além de ser baluarte da nossa comunidade.

Mas aí você se questiona: o que significa o termo baluarte? Bom, no dicionário Aurélio, de todos os significados que a define, podemos utilizar a palavra “sustentáculo”, ou seja, é um sustento/apoio para a obra, “são verdadeiros mestres espirituais que conduzem a intimidade com o Senhor, intercedem pelas diversas necessidades da obra, motivando na busca pela santidade e na fidelidade ao chamado do carisma, ensinando-nos a relacionar com a Igreja, servindo-a com amor, comunhão e obediência”.

A vida de Santa Teresa de Calcutá tem muito a nos ensinar sobre o carisma Colo de Deus, principalmente, no SER. Ela foi exatamente: “um lápis nas mãos do Senhor”, foi luz para muitos que se encontravam nas trevas, levando Cristo Jesus, não pelo uso da palavra, mas pela vida doada em serviço ao outro.

O centro do carisma Colo de Deus é “gestacionar Cristo neste mundo tenebroso”, ou seja, encher-se de Deus e leva-lo as pessoas que tanto sofrem por um vazio que somente será preenchido pela amorosa presença de Jesus, quantos necessitam da luz, do consolo e refrigério desta presença. Através do testemunho de Santa Teresa de Calcutá somos conduzidos ao encontro do outro, das almas que clamam de sede de Cristo, para que a nossa vida seja de fato canal desta fonte saciadora, “mas o que beber da água que eu lhe der jamais terá sede. Mas a água que eu lhe der virá a ser nele fonte de água, que jorrará até a vida eterna.”(João 4,14)

Mesmo sendo tão atual, lembro-me que não a conhecia muito e um dia, durante uma aula na faculdade, a professora que ministrava a matéria a colocou como exemplo sobre o assunto caridade, dizendo: “se alguém neste lugar deseja fazer caridade sejam como Teresa de Calcutá, não perca tempo aqui”, alguns dos alunos soltaram uma risadinha (debochando), outros concordaram. Enfim, eu não expressei reação, mas aquilo de alguma maneira mexeu muito comigo. E quando isso me acontece não dou um parecer logo, procurei conhecer a história dela para entender melhor... Bom, em meio a tudo isso, entendi que ela não era mais uma pessoa a fazer caridade, poderia ser simplesmente “Agnes Gonxha Bojaxhiu” (nome de batismo), mas ela decidiu nas mãos de Deus ser moldada e tornou-se Santa Teresa de Calcutá, porque viveu uma santa violência na sua entrega, primeiramente, pela disposição de coração para viver esta luta até o fim, de não parar nas quedas, mas prosseguir com valentia, amor, humildade e esperança. “Desta mulher simples, proveniente de uma das áreas mais pobres da Europa, o Senhor fez um instrumento eleito (cf. Act 9, 15).”

Genteee, fiz o possível para não estender, mas realmente é impossível conhecer alguém sem saber um pouquinho da vida da pessoa. Como “só se ama aquilo que se conhece”, a proposta é durante esta semana nos aprofundarmos na história e missão, então aguardem que ainda esta semana teremos mais alguns textos em continuação a este. Beleza?! Conto com a interatividade de vocês! Deixem comentários e sugestões abaixo.

Deus abençoe!!

Essa foi a primeira parte da série

Fica conectado que tem mais sobre a vida de Santa Teresa por ai!

Confira abaixo o post anterior:

Leia tbm:

  • Anderson Pena

    Textos simples, belos, ricos, sábios e atuais.
    É preciso ser fecundo!

    • Silmara Gonçalves

      Deus lhe abençoe Anderson!!

  • Yuri Santos

    Texto muito enriquecidor, muito de Jesus, tem me ajudado dms. Deus abençoe, shuris!!

    • Silmara Gonçalves

      Amém Yuri! Deus lhe abençoe!!

  • Helaine Jorge Vieira

    Uma verdadeira serva nas Mãos de Deus!

    • Silmara Gonçalves

      Amém Helaine!

  • Laura Camargo De Maria

    Oi Sil, amei o texto. Para mim foi providencial pois estou lendo um livro sobre a vida dela e cara eu quero muito um dia viver um “total abandono” como ela disse e viveu. Admiro muito essa mulher Santa Tereza de Calcutá e vou amar saber mais sobre a vida dela nos próximos textos, vou ficar esperando hahaha
    Deus abençoe sua vida e vocação

    • Silmara Gonçalves

      Oi Laura, agradeço a sua partilha, vamos juntas aprender mais com o autêntico testemunho de Santa Teresa!
      Deus lhe abençoe!!

Scroll Up