RCC

Sem isto… um conselho diocesano da RCC é inútil…

Pelo que entendo, no que se refere as funções de um Conselho Diocesano, o mesmo existe para promover a formação dos servos da Renovação Carismática Católica, com o fim de fomentar a vida carismática dos Grupos de Oração, cuja principal missão é levar o Batismo no Espírito Santo as pessoas. Neste sentido, vejo que formações indispensáveis a serem promovidas pela diocese são:

  1. Formação de Pregadores: São eles que levam a Palavra de Deus lá, nas bases.
  2. Formação de Intercessores: Eles são o pulmão, são o braço orante.
  3. Formação de Músicos: Eles estão na fila da frente. São “a primeira impressão” das pessoas que chegam, praticamente.
  4. Formação de Ministeriados em Cura e Libertação: Estes irmãos estão na linha de frente e precisam de sólida formação.
  5. Formação para Coordenadores de Grupo de Oração.

Ao meu ver, estes 5 Encontros são essenciais e o Conselho Diocesano deve priorizá-los.

São os Grupos de Oração quem, por sua parte, organizarão os Encontros de Primeiro Anúncio (para os seus iniciantes), Discipulado, Experiência de Oração. O Conselho Diocesano terá pessoas para auxiliar nesses eventos (da própria diocese, do estado e, até, do Conselho Nacional).

A Diocese pode organizar um retirão de primeiro anúncio (estilo rebanhão de carnaval), ou um retiro de avivamento, e por aí vai? É claro que pode! Juntam-se todos os grupos de oração da diocese… há comunhão… é uma festa!!! Mas, perceba, isto é um “algo a mais” e não a essência do trabalho do Conselho Diocesano!

Os Servos dos Grupos de Oração precisam organizar seus eventos, missões, e a diocese NÃO PODE TOMAR O CALENDÁRIO com eventos que são pertinente aos Grupos de Oração, na minha opinião.

O Conselho Diocesano é uma instância de escuta do Senhor, de apoio formativo, de serviço. Existe para servir e dar suporte aos Servos da RCC que, lá, nas Bases, farão o trabalho Evangelizador! Negligenciar a formação dos servos é igual a tornar o Conselho Diocesano inútil!

 

Escrito por Fernando Nascimento
Fonte: Blog Sobre a Rocha de Pedro

Leia tbm:

Scroll Up