MATERNIDADE MATRIMÔNIO VERDADEIRA

O Método de Ovulação Billings na minha vida

Olá leitores da nossa coluna! Nunca foi tão difícil de escrever um texto para o blog quanto esse. Jesus! Há algumas semanas atrás eu publiquei no meu Instagram uma foto do meu gráfico do MOB e fiquei de partilhar aqui com vocês um pouquinho sobre o assunto. Mas nessa vida missionária, com todas as suas mudanças, eu acabei não conseguindo escrever antes. Pela graça de Deus agora vai!

O Método de Ovulação Billings (MOB) é um método natural de planejamento familiar. Diferente do que muitas pessoas pensam, ele NÃO é uma tabelinha e também NÃO é um app de celular. É um método onde a mulher entende a sua fertilidade e a partir disso pode tentar engravidar ou espaçar uma gravidez.
Confesso que quando eu procurei saber sobre o método, o nosso interesse era encontrar uma forma de planejar a nossa família sem ferir aquela promessa que fazemos diante de Deus quando recebemos o sacramento de matrimônio, onde nos comprometemos a aceitar os filhos que Deus nos desse.

Após o fim do resguardo, eu me encontrei com uma instrutora do MOB que me orientou a fazer uma abstinência sexual de 15 dias. Durante esse período meu esposo anotava todos os dias à noite em nosso gráfico o que eu sentia ao longo no dia na vulva e o que eu via na calcinha e no papel higiênico quando ia ao banheiro. Passado os 15 dias, nos encontramos novamente e junto com a minha instrutora, consegui identificar o meu Padrão Básico de Infertilidade (PBI) e a partir disso comecei a aplicar as 4 regras do método para espaçar uma nova gravidez.

Como eu não sou instrutora, não quero falar da parte científica do método e nem tentar orientar vocês. Pois para aprender é necessário o acompanhamento pessoal com uma instrutora do Cenplafam (Confederação Nacional de Planejamento Natural da Família). O que eu quero com esse post é dar inicio a mais um tema no nosso blog: planejamento familiar. E também fazer um convite a todas as mulheres (sem exceções) que estão lendo e também aos homens que pretendem se casar ou já são casados a conhecerem o método.

Como usuária, eu posso dizer que nesses dois 2 anos que usamos o MOB descobrimos um estilo de vida onde homens e mulheres são responsáveis pela fertilidade. Não existe um peso ou uma cobrança nas minhas costas por “me cuidar”, não existe esquecimento de tomar uma pílula ou até mesmo que o meu marido tenha uma camisinha quando queremos ter relações.

Nós dois entendemos que a fertilidade não é uma doença, mas pelo contrário é uma graça de Deus. Junto com o meu esposo pude conhecer o meu corpo e também os meus ciclos. O Alex sabe que em certos momentos do ciclo eu fico mais estressada, com mudanças de humor, nervosa, irritada, ou até mesmo mais feliz, me sentindo mais bonita e atraente. E nós usamos tudo isso para realizar a vontade de Deus em nossas vidas.

Existem muitos benefícios do Método de Ovulação Billings: é um método científico, eficaz e simples no reconhecimento da fertilidade, não tem custo, aumenta o conhecimento e entendimento a respeito da fertilidade, qualquer mulher pode ser uma usuária e pode ser utilizado em qualquer fase da vida reprodutiva do casal. Ajuda o casal a descobrir a beleza da afetividade que faz parte da sexualidade, pode ser aprendido por pessoas de qualquer grau de instrução, propõe a responsabilidade compartilhada entre homem e mulher e desenvolve uma melhor comunicação e a relação entre o casal.

No momento, Alex e eu estamos espaçando uma gravidez. Nós queremos ter pelo menos quatro filhos, mas estamos abertos à vontade de Deus para que Ele faça o que lhe aprouver. O nosso motivo para espaçar no momento é porque eu tive uma gravidez anembrionária em Abril, e o médico me aconselhou esperar pelo menos 6 meses para tentar uma nova gravidez. Um outro dia partilho sobre isso aqui com vocês.

Em breve vamos falar mais sobre planejamento familiar com vocês, mandem as suas sugestões!

Beijos, gente, e até logo!

Leia tbm:

  • Paloma Costa Ribeiro

    Dayane me identifico tanto com você, com tudo que posta aqui na coluna, seus textos e pensamentos e quando estive no Sara e Tobias vi que é algo ainda mais forte do que imaginava.

    Vivo o MOB e concordo em grau e intensidade com tudo que falou. É um método pleno, científico, divino, unitivo, eficaz…realmente um presente de Deus.

    Obrigada pela sua partilha, que como sempre foi edificante 😍

    • Dayane Tonon

      Bendito seja Deus!
      Ai Paloma, eu amo o MOB!
      Como disse é um estilo de vida. Vale muito a pena ser vivido!

      • Paloma Costa Ribeiro

        Estou fazendo curso para ser instrutora do MOB. Sou uma apaixonada também e tenho certeza que o mundo precisa conhecer esse presente e se apaixonar também 😘

Scroll Up