FORMAÇÃO IDENTIDADE

[identidade] Afetividade e Sexualidade

Na última formação que postei aqui, vimos sobre a nossa essência de filhos de Deus. Sabemos agora que, se essa área da nossa identidade não está bem organizada em Deus, não conseguimos dar passos firmes na vontade de Deus para nós.

A próxima área da nossa identidade a ser organizada é a nossa afetividade e sexualidade. Em Gênesis 1, 27 diz “Deus criou o homem à sua imagem; criou-o à imagem de Deus, criou o homem e a mulher”. Nascidos e confirmados como filhos de Deus, o próximo passo é nos reconhecermos e aceitarmos como homem ou mulher, segundo a maneira que Deus nos criou.

Ser homem ou se mulher não é uma imposição de um Deus autoritário, como muitos pensam. Ser homem ou ser mulher é uma graça de um Deus que é um Pai amoroso e bondoso. Se Ele te fez homem ou mulher, agradeça à Ele agora, aí de onde você está. É um dom de Deus. Ele nos sonhou desse jeito.

Sabe quando ganhamos um presente dos nossos pais, e simplesmente deixamos ele de lado?! Com certeza nossos pais se sentem frustrados, desapontados. Deve ser assim que Deus se sente quando desprezamos o presente que Ele nos deu, de sermos homem ou mulher.

A sociedade atual tem vivido uma verdadeira desordem na afetividade e na sexualidade, agravada com as questões sobre a ideologia de gênero e a transformação de homens em mulheres, e vice-versa. Isso tudo é obra de satanás para que nós saiamos da vontade de Deus para nós. Ele já tem tentado destruir a imagem de Deus Pai através dos nossos maus relacionamentos com os nosso pais. Uma vez conseguindo nos separar do amor de Pai/pai, o próximo passo do inimigo de Deus é nos separar da vontade de Deus para nós – o nosso ser homem ou ser mulher.

Como viver bem a nossa afetividade e sexualidade? Vivendo bem o chamado de Deus para nós. O chamado universal dos filhos de Deus é a santidade. Deus nos quer santos como Ele é santo (Mt 5, 48). Viveremos uma vida de santidade à medida que vivermos a essência daquilo que Deus nos criou para ser. Eu e você não podemos mais fugir do chamado e da vontade de Deus. Até quando vamos querer ainda ficar lutando, batendo a cabeça, chorando, nos desesperando?! Deus nos dá a chave e o caminho para vivermos uma vida feliz e santa. A chave é viver como Ele nos fez – ser homem ou ser mulher segundo o coração de Deus.

Mas como se faz isso?!

Revisita a tua história. Veja ao longo da sua vida como você tem se portado, como você tem se vestido, quais foram e são as suas preferências…? O molde de homem é São José. O molde de mulher é a Virgem Maria.

Vai pro teu quarto, como está no Evangelho de São Mateus 6, 6, e ora a Deus Pai que está no secreto. Pede pra Ele te revelar o que você ainda precisa mudar, tirar, aperfeiçoar para ser como Ele te sonhou. Qual filho não quer dar orgulho e alegria ao pai?

Leia tbm:

Scroll Up