ESPIRITUALIDADE

ENTRE O QUE EU SINTO E QUERIA SENTIR

Chega um dia que a gente tem que passar do mundo das idéias, da teoria e da poesia e enfrentar a vida como ela realmente é. And guess what? A vida não é tão bonita quanto prometem para gente. Na verdade, minha mãe bem me avisava que era para eu aproveitar enquanto era criança e que eu sentiria saudade da infância. Pois bem, eu sinto. Talvez não de ser criança, mas de enxergar a vida da maneira mágica e linda que às vezes ela não é.

Que texto depressivo, poderia ser um pouco mais otimista?

Prometo que chego lá. 

Vamos trabalhar com verdades: a vida é uma mulher simpática que te acolhe na casa dela, te dá café e pão doce antes de dormir, te oferece um colchão macio e dá um beijo de boa noite. No outro dia te acorda cedo com uma conta para pagar. Fato sobre fato. A gente vai caminhando e vai descobrindo coisas como:

A louça não se lava sozinha
Para ter dinheiro, tem que trabalhar
A puberdade chega e as espinhas aparecem
E os foras? Inevitáveis

Mesmo que a gente tente fugir, as verdades nos perseguem. Algumas delas são confortantes, outras nos desafiam, mas todas elas inevitáveis.

Deus é Amor;
Os sonhos de Deus são maiores do que os meus;
Eu e minha casa serviremos ao Senhor;
Não cobiçarás a mulher do próximo.

E quando eu não me sinto amado por Deus? E quando eu não tenho a mínima vontade de viver os sonhos dEle para mim? E quando só eu sirvo a Deus na minha família? E quando eu olho para a mulher do próximo e eu me imagino numa lua de mel com ela? É duro, mas saber das verdades não fazem necessariamente o efeito que a gente gostaria que fizesse.

Nós queremos a Deus, achamos Jesus pelo menos atraente mas o que a gente faz quando comparando a nossa verdade com a verdade de Deus percebemos que não sentimos o que queríamos sentir? Quantas vezes eu orei dizendo ao Senhor que não queria ser assim. Eu queria não sentir inveja, mas sinto. Eu queria amar mais as pessoas, mas sou egoísta. Queria ser menos vaidoso, mas posto fotos no Instagram querendo curtidas. E o pior: e quando eu sei que Deus me ama como sou, mas me olho no espelho e me acho feio? Quando eu não consigo sentir o que – aparentemente – todo mundo sente, o que eu faço?

(pausa para um suspiro, a parte boa a esperança não engana 100% natiruts good vibes começa aqui)

A verdade é que a distância entre aquilo que a gente sente e o que a gente gostaria de sentir tem um nome: Espírito Santo. Eu até tento fugir dessa resposta, é mais simples correr atrás do que eu quero com as minhas próprias forças do que me submeter a Deus, mas não existe nada que tenha poder de mudar o que existe dentro da gente além dEle. Só Ele sonda o que existe de mais profundo no coração do homem. O bonito é entender que Deus não nos julga pelo que sentimos ou pelo estado em que estamos, Ele nos olha pelo prisma do sacrifício de Jesus, então toda e qualquer possibilidade dEle nos rejeitar pela nossa alma não ser digna do Seu Amor foi definitivamente desfeita. Ele olha para nós e suspira quando pensa no quanto estamos mesmo destruídos mas no quanto Ele mesmo pode construir e transformar toda feiura em nós, em beleza. Isso é lindo e o melhor: não é só poesia – é real.

O Espírito Santo é Deus, diferente do que muitos pensam, Ele não é um santo que tinha o nome de ‘’Espírito’’ e então foi canonizado. Também não é uma pomba. Não é uma energia. E nem força do pensamento. O Espírito Santo é Deus. Isso significa que Ele sonda os corações, que Ele sabe das nossas necessidades e que Ele tem PODER.

O Espírito Santo tem poder, e o que destrava a sua ação em nós é a nossa atitude de depender dEle e pedir. Desfoca dos arrepios e das experiências místicas, clamar a presença de Deus pelo prazer que Ele pode nos dar é diminuir aquilo que Ele pode fazer em nós. Não é sobre arrepios, é sobre transformação. A pergunta que não quer calar: você tem clamado o Espírito Santo para que Ele mude o teu coração, para que Ele te molde e te ajude a sentir diferente, a pensar diferente, a se comunicar diferente? Será que você não está apenas repetindo frases que todo mundo diz como ‘’vem, espírito santo’’ ou ‘’manda teu fogo’’ ou ‘’queima o meu coração’’? Deus te chama a sair do automático, Ele quer te revelar o que Ele tem e pode fazer.

Você acha inveja algo horrível, mas todas as vezes que você encontra aquela pessoa que é tudo o que você gostaria de ser: você sente. Isso te machuca. Você não queria ser assim. O que você faz? Peça ajuda ao Espírito Santo.

Você é extremamente carente, vive buscando das pessoas elogios e de forma até intencional se coloca na posição de alguém desesperado por atenção. Isso te faz sofrer, te machuca, você tem vergonha. O que você faz? Peça ajuda ao Espírito Santo.

Quando a vida se mostra dolorosa, quando as suas reações são até vergonhosas. Não hesite em clamar, o Espírito Santo quer ser o teu amigo.

Funciona comigo, depois comenta com a gente se funcionou com você também.

 

Leia tbm:

  • Carol Reis

    Flavinho o que mais me chama atenção, é sobre a verdade que vc sempre transmite, vc sempre expõe algo sobre você. Muitas vezes a gente se sente mal por nossos defeitos e tem a imagem de que vcs não passam por isso, que a vida d vcs não tem pecado, é doido, mas é engraçado. Sua verdade cai no coração como uma forma de dizer que é possível! Cara, todo mundo tem suas qualidades e defeitos e que o meu pode ser diferente do seu, mas é possível lutar! É possível buscar ser melhor para Jesus. As vezes as pessoas tem medo ou receio d falar sobre seus pontos fracos e quem olha para essa pessoa se acha inferior por ter tantos defeitos e acaba mts vezes desistindo d tentar, continuar a luta…só que quando a pessoa simplesmente [É], isso é tão diferente. Louvado seja Deus por vc ser tão verdadeiro e tocar o nosso coração apenas com a verdade! #shuris

    • Adriana Brits

      Verdade Carol Reis , faço das suas as minhas palavras.
      Deus é verdade e somos todos pecadores,o que nos transforma e nos faz diferentes é a busca em sermos melhores e pela santidades.
      Deus , Nossa Mãezinha
      e Santa Teresinha nos guie para melhor viver na nossa realidade que a vida de cada um de nós.

  • Ingrid Fernanda Moreira

    Tenho vivido essa parada, a partir do momento que disse sim ao Espirito Santo para que ele possa me usar, tem acontecido muita coisa, que não acontecia antes, pq eu não deixava o Espirito Santo me conduzir.

Scroll Up