SPOLETA

Como evangelizar as crianças segundo nosso carisma?

Nosso carisma nos impulsiona a gerar Cristo para o mundo. E naquilo que temos feito ou sonhamos em fazer enquanto ministério, verdadeiramente percebemos essa necessidade. Somos chamados à trazer de volta para o seio da igreja aqueles que estavam afastados da fé, isso significa resgatar nas crianças a essência do batismo, fazendo verdadeiramente viver as promessas assumidas, como filhos de Deus, membros da Santa Igreja Católica e herdeiros do paraíso.

Atingir as crianças nos dias de hoje não é uma tarefa fácil, precisamos de todo o auxílio do espirito santo para sermos criativos e despertar nelas a curiosidade e o desejo de a cada dia amar e conhecer a Deus trilhando um caminho de santidade.

E como fazemos?? Descobrimos nas artes uma ferramenta eficaz, que desperta o interesse nas crianças, nessa fase da vida, eles são muito visuais e sensíveis as manifestações de Deus.

Teatro: Utilizamos o teatro como forma de apresentar as passagens bíblicas e histórias da nossa igreja (vida dos santos, princípios cristãos etc).

Dança: A ministração de dança vai no profundo pois não é a dança por dança é adoração, é além do “ quero ser (dançar) como eles” a dança envolve, sensibiliza e queremos mostrar a criança essa forma de adoração.

Na infância a criança tem o corpo como seu principal meio de linguagem, comunicação e exploração do mundo. Descobrir que tem um corpo que expressa seus sentimentos, seus desejos e é na essência um corpo adorador. “Davi, dançava com todas as suas forças diante do Senhor. ” II Samuel 6:14

Música: As crianças em geral se envolvem com a música, aprendem cantando e dançando é muito característico das canções da comunidade nos conduzirem a adoração, são canções orantes, as músicas do spoleta tem a mesma finalidade.

O visual: Como já disse as crianças são visuais, e essa linguagem visual os encanta, quando apresentamos um quadro mariano, Jesus misericordioso, a imagem de um santo, eles

observam cada detalhe, querem pegar, beijar, cheirar…. Enfim… explorar…. (Não quebrando ou estragando já ficamos felizes… hehehe)

Criança gosta de desenho, filmes e na medida do possível nos esforçamos para mostrar conteúdos de qualidade e cristãos.

Algo que está sempre presente na nossa evangelização são as brincadeiras, as vezes explicamos em uma pregação, em um teatro, mas a criança vai internalizar tudo aquilo quando está brincando, a aprendizagem passa pelo corpo da criança, ela vivencia e acaba tornando além de divertido muito mais significativo.

Além de marianos, nós apresentamos a devoção a divina misericórdia, então sempre nos nossos encontros destinamos algum momento para falar da nossa Mãezinha do céu e também de Jesus misericordioso, terço da misericórdia enfim… em breve falarei mais sobre isso para vocês….

Acho que escrevi de mais, me empolguei hehehe…

Por hoje é só gente, compartilha para que mais pessoas possam ter acesso aos conteúdos desse BLOG…. Até a próximo….

Leia tbm:

  • Ana Paula Brito Generoso

    Muito bom! Não sei se conhecem o Ministério para Crianças da RCC, trabalhamos o Querigma da Cores, evangelizamos através de brinquedos e brincadeiras.

Scroll Up