RCC

COLETÂNEA DE ARTIGOS SOBRE AS INSTÂNCIAS DE SERVIÇO NA RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓLICA

1. A NATUREZA E A MISSÃO DAS INSTÂNCIAS DE COORDENAÇÃO

“Como bons dispensadores das diversas graças de Deus, cada um de vós ponha à disposição dos outros o dom que recebeu: a palavra, para anunciar as mensagens de Deus; um ministério, para exercê-lo com uma força divina, a fim de que em todas as coisas Deus seja glorificado por Jesus Cristo. A ele seja dada a glória e o poder por toda a eternidade! Amém ( I Pe 4, 10 – 11).”

Continuar Lendo

2. A AUTORIDADE DOS LÍDERES NA IGREJA:

Neste tema, refletiremos a partir de um video, gravado na emissora Século XXI, O interlocutor é o Pe. Celso Pôrto Nogueira: Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS, em Filosofia pelo Ateneu Pontifício Regina Apostolorum e em Teologia na mesma instituição – em Roma – onde o Padre também concluiu seu mestrado em Teologia Dogmática.

Continuar Lendo

3. PEDRO E PAULO, HIERARQUIA E CARISMA:

Já não sois hóspedes nem peregrinos, mas sois concidadãos dos santos e membros da família de Deus, edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, tendo por pedra angular o próprio Cristo Jesus. É nele que todo edifício, harmonicamente disposto, se levanta até formar um templo santo no Senhor. Ef 2, 19 – 21.

Continuar Lendo

4. PRONUNCIAMENTO FERNANDO NASCIMENTO:

O Conselho Nacional da Renovação Carismática Católica é uma instância de escuta profética e de direcionamento. Eu creio firmemente que Deus fala a este conselho e sempre disponho o meu coração para viver cada uma das moções oriundas dele.  Salvaguardar a identidade da experiência carismática e fomentar a comunhão por meio de serviços oferecidos é a valiosíssima missão desempenhada por nossos líderes carismáticos.

Continuar Lendo

5. A DISCUSSÃO SOBRE CORRENTE DE GRAÇA E MOVIMENTO

A Igreja Católica é constituída das dimensões institucional e carismática. Isto não significa que algumas coisas na Igreja sejam “institucionais” e outras “carismáticas”; pelo contrário: qualquer realidade eclesial é essencialmente institucional e carismática.

Continuar Lendo

6. AS DIFERENÇAS BÁSICAS

AS DIFERENÇAS BÁSICAS ENTRE A RCC E AS NOVAS COMUNIDADES, MOVIMENTOS ECLESIAIS, PASTORAIS E CONGREGAÇÕES.
Para salvaguardar a maravilhoso DOM recebido, o fundador e o grupo fundacional criam PRINCÍPIOS E NORMAS que irão reger a vida desta NOVA REALIDADE ECLESIAL surgido do carisma. Estes princípios e normas vão reger o “pré-ingresso”, o “ingresso”, as etapas de formação, a disciplina de vida, qual é a missão específica, etc, etc.

Continuar Lendo

7. Estatutos do ICCRS

“Como bons administradores da multiforme graça de Deus, cada um coloque à disposição dos outros o dom recibeu. Se alguém tem o dom de falar, fale como se fossem palavras de Deus. Se alguém tem o dom do serviço, exerça-o como capacidade proporcionada por Deus, a fim de que, em todas as coisas, Deus seja glorificado, por Jesus Cristo, a quem pertenecem a glória e o poder, pelos séculos dos séculos. Amém.” (1 Pe 4,10-11) Preâmbulo A Renovação Carismática Católica (RCC) é uma graça de renovação no Espírito Santo com um caráter mundial e muitas expressões na Igreja Católica, porém não é nem uniforme nem...

Continuar Lendo

8. A Autoridade das Lideranças na Renovação Carismática Católica.

Já fiz alguns posts sobre este assunto, mas desejo reformulá-lo aqui, devido ao número sem fim de “confusões” que seguem acontecendo. Há muitos mandos e desmandos acontecendo por aí:  Comunidades de Vida e Aliança sendo proibidas de pregar e ministrar em Grupos de Oração e Eventos da RCC; Pregadores e Missionários sendo colocados numa “lista negra”; Coordenadores formando “a equipe” que, de modo quase exclusivo, tem o aval para serem os pregadores nos Grupos e Eventos da RCC.  

Continuar Lendo

9. Mensagem do Santo Padre o Papa Francisco

Mensagem do Santo Padre a Fraternidade Católica de Comunidades e Associações Carismáticas de Aliança no 25º Aniversário da Aprovação Pontifícia Queridos irmãos e irmãs, Feliz Aniversário! O Senhor os abençoe, especialmente neste Jubileu de Prata da aprovação pontifícia da Fraternidade Católica. Recordo-lhes que o desejo dos fundadores Briam Smith e Bob Cavner foi o de vincularem-se mais direta e filialmente com o sucessor de Pedro mediante o acompanhamento do Pontifício Conselho para os Leigos.

Continuar Lendo

10. A Problemática dos Serviços e Ministérios

As distinções entre dons, virtudes e frutos Pela “habitação” da Santíssima Trindade na nossa alma (cf. Jo 14, 23; 1 Jo 4, 16; 1 Cor 3. 16-17), o “homem novo” que vive “não segundo a carne, mas segundo o Espírito”, experimenta em seu ser o aflorar de todo um dinamismo de vida espiritual, que é a vida em abundância, a vida plena! Com o desejo de entender as diferentes manifestações do Divino Espírito Santo na alma do homem que nasceu de novo em Cristo Jesus, a Igreja faz uma série de distinções puramente intelectivas, cujo único fim é ajudar o nosso entendimento acerca da realidade...

Continuar Lendo

11. Sem isto… um conselho diocesano da RCC é inútil…

Pelo que entendo, no que se refere as funções de um Conselho Diocesano, o mesmo existe para promover a formação dos servos da Renovação Carismática Católica, com o fim de fomentar a vida carismática dos Grupos de Oração, cuja principal missão é levar o Batismo no Espírito Santo as pessoas. Neste sentido, vejo que formações indispensáveis a serem promovidas pela diocese são: Formação de Pregadores: São eles que levam a Palavra de Deus lá, nas bases.

Continuar Lendo

Todo material foi desenvolvido por Fernando Nascimento e seu blog Sobre a Rocha de Pedro. 

Conheça um pouco mais:

Fernando José Alves Nascimento nasceu em 18 de março de 1984 na cidade de Curitiba, Paraná.  Formou-se em Humanidades Clássicas (Artes Liberais) no College of Classical Humanities of the Legionaries of Christ em Cheshire/CT, Estados Unidos. Iniciou os estudos filosóficos na cidade de Thornwood/NY, nos Estados Unidos, e deu continuidade aos mesmos no Ateneu Pontifício Regina Apostolorum, na Cidade de Roma, Itália.
A inspiração do apostolado “Sobre a Rocha de Pedro” veio em 2006, quando eu – Fernando Nascimento – trabalhava no Escritório Nacional da RCC, que ficava na cidade de Pelotas/RS. Na página da RCC havia um espaço para perguntas. Era incrível o número de pessoas das mais variadas tendências teológicas que questionavam a vida e a práxis carismática… E eu respondia as indagações. [...]

Acesse o Blog e descubra mais...

Leia tbm:

Scroll Up