MATRIMÔNIO PATERNIDADE

A PATERNIDADE ME TRANSFORMOU

Eu já imaginava que um dia seria pai, mas não da maneira que sou hoje. Como a maioria dos meninos sempre quis ser jogador de futebol, mas, mesmo tentando muito e sabendo da minha capacidade para isso, não deu certo. Hoje vejo que foi tudo graça de ‘Deus.
Desde quando me casei, a Day, minha esposa, e eu conversamos sobre como gostaríamos de educar os nossos filhos. Uma das coisas que desejávamos é que eles tivessem a liberdade de fazer suas escolhas em ‘Deus, ou seja, de descobrirem a sua vocação e segui-la, porque é natural que nós, enquanto pais, coloquemos nos filhos os nossos sonhos e expectativas. É aquele papo de “meu filho vai ter tudo o que eu não tive”, o que nem sempre é bom pois, além de mimadas, muitas crianças passam a viver a vida que seus pais queriam e não conseguiram ter.
O Hugo (nosso fundador) me falava que quando meu filho, Miguel, nascesse eu me tornaria outra pessoa e, mesmo acreditando nisso, não imaginava de fato como seria isso na prática. Parecia que a partir do momento em que eu o vi tudo ao meu redor havia mudado, porque passei a enxergar o mundo de uma outra maneira. Sentia como se o ‘Espírito Santo tivesse derramado em mim naquele momento o dom da paternidade, era algo que vinha de dentro para fora. Sinceramente, naquele momento senti que ‘Deus me capacitava para essa nova fase da minha vida, então pude entender aquilo que os Santos dizem sobre a masculinidade: “Um homem só será completo na sua masculinidade quando gerar um filho, seja no espírito ou na carne”. Além do mais, eu, a partir de então, era responsável por mais uma vida, ou melhor, por mais uma alma.
Depois que o Miguel nasceu eu já não conseguia mais dormir tranquilo, não porque ele me acordava, pois sempre dormiu bem à noite, mas porque eu, mesmo dormindo, me preocupava em cuidar dele. É assim também com ‘Deus, ‘Ele se preocupa com a gente, independente se estamos bem ou não. ‘Ele está sempre ao nosso lado nos amparando e protegendo, mas só passei a perceber esse cuidado de ‘Deus depois que me tornei pai.
Existem certas coisas na vida que devemos viver na prática para poder entender, a paternidade é uma delas. Um chamado de ‘Deus, um dom no qual você consegue encontrar o carinho e o cuidado d’Ele em cada pequeno gesto. Às vezes em um ato simples de paciência com o seu filho é possível imaginar quantas vezes o próprio ‘Deus é paciente com você, por entender que você é apenas uma criança e que também precisa daquele cuidado. Hoje consigo perceber, no cuidado com o meu filho, o reflexo do meu relacionamento com ‘Deus, por isso, quando muitas vezes percebo que estou sem paciência com o meu filho é porque não estou buscando ‘Deus como deveria.


Particularmente, eu acredito que todos os homens são bons, porém, não existe bondade constante sem a presença de ‘Deus. ‘Ele é o autor do amor e nós somos, portanto, os portadores desse amor, ou seja, quanto mais busco esse amor mais eu ‘O amo.
Eu faço questão de ensinar ao Miguel quem é ‘Jesus, desde a gestação eu rezava por ele e, também, com ele. Orava com as mãos na barriga da Day pedindo a ‘Deus que o Miguel, desde o ventre, já fosse batizado no ‘Espírito Santo; lia o ‘Evangelho para ele e explicava o que ‘Jesus estava ensinando; rezava também o Ofício de Nossa Senhora; às vezes até colocava o fone de ouvido com músicas na barriga da Day, para ele já ir shurizando lá dentro.
Hoje eu o vejo chamando o nome de Jesus e se relacionando com Ele, do jeito de uma criança, mas que pra mim é um sinal de Deus. A paternidade me tornou um homem de verdade, não só por conta das responsabilidades, mas também por exigir que eu me doe mais. É claro que existem dias em que eu perco a paciência com o Miguel, pois a paternidade é, literalmente, santificante e, nela, sou formado a cada dia. Hoje eu sei que preciso olhar para o meu filho como Deus olha para mim: com amor, mas corrigindo quando necessário.
A paternidade me transformou.

Leia tbm:

  • Stanley Alexandre

    Muito top!
    Que Deus me prepare para uma paternidade santa!

    • Alex Tonon

      Aleluias ????

  • Vinicius Gustavo

    Cara meu sonho é ser pai!
    Através deste testemunho, pode entender o quando a paternidade é linda! Quero aprender mais sobre paternidade e Matrimônio! Esse blog tá arrasando!

    • Alex Tonon

      Vinícius o intuito do blog e esse mesmo, ajudar o máximo que pudermos as pessoas. Que bom que se identificou. Shuris ?

  • Fábio Largura

    Obrigado irmão!!! Você sempre foi espelho para minha paternidade, o cuidado, carinho, amor, compaixão que tem pelo Miguel é cativante e também faz perceber o quanto lhe faz e fez homem de Deus! Tamo junto!!!

    • Alex Tonon

      Fabio estamos juntos Irmão, eu creio que Deus vai nos formando aos poucos , vou partilhar tudo que Deus tem feito em mim através desse grande mistério de amor.

Scroll Up