RCC

A Autoridade dos líderes na Igreja Católica

O blog Sobre a Rocha de Pedro já refletiu sobre a autoridade das lideranças na Renovação Carismática Católica, num artigo de ampla repercussão. As diversas reações a este artigo, bem como a necessidade de aprofundamento das afirmações, fizeram-me trabalhar o mesmo tema em um hangout. Para demonstrar o embasamento das argumentações, ofereci, no blog, acesso aos Estatutos do ICCRS e escrevi um artigo sobre a diferença entre os Movimentos Eclesiais, as Novas Comunidades, as Congregações e as pastorais em face da Renovação Carismática Católica.

O tema central, do qual emanam todas as afirmações que fiz, é o binômio Movimento & Corrente de Graça, que trabalhei num artigo com este nome, e, no Curso sobre a Experiência de Pentecostes e a Santa Missa, trabalhei este tema em três vídeos:

  1. Renovação Carismática Católica: Movimento ou Corrente de Graça
  2. A Visão dos primeiros líderes sobre a Natureza da RCC
  3. A Visão dos Primeiros líderes sobre a RCC 

 

As diversas reações a todo este conteúdo supracitado, fez-me perceber, de modo quase epidérmico, que a questão da autoridade é febril, e não somente no nosso meio, mas na sociedade em geral. Fiz um pedido formal de perdão pelos inconvenientes causados e escrevi um artigo intitulado: Polêmico ou Profético? (Escrito na festividade do Nascimento de São João Batista).

Neste vídeo você assistirá uma conversa que não pode ser acessada com a superficialidade que caracteriza as redes sociais. O interlocutor é o Pe. Celso Pôrto Nogueira: Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS, em Filosofia pelo Ateneu Pontifício Regina Apostolorum e em Teologia na mesma instituição – em Roma – onde o Padre também concluiu seu mestrado em Teologia Dogmática. Dedicou-se à docência por 10 anos e atualmente é vigário paroquial em Vitória/ES.

O vídeo vai abordar as relações de poder dentro da Igreja, com suas causas e consequências.

Leia tbm:

Scroll Up