With You

A AUTORIDADE DE QUEM CAMINHA COM JESUS

 “Estavam espantados com o seu ensinamento, pois ele os ensinava como quem tem autoridade e não como os escribas.” Marcos 1, 22

Nesses tempos, eu vi um post no Instagram de uma irmã de comunidade que dizia: “mais autoridade de quem caminha com Jesus. Não existe caminho que não se inicie no secreto”. E meu Deus! Como isso mexeu comigo.

A passagem que coloquei logo acima me fez parar para pensar em muita coisa. Os escribas para quem não sabe (assim como eu não sabia), eram aqueles que escreviam (como de certa forma o nome já diz). Mas vai além disso, os escribas eram os especialistas na Lei que criavam as regras e regulações para todas as coisas possíveis dentro do Judaísmo, isso já no Novo testamento.
Os escribas tinham muito conteúdo, mas pouca intimidade, e o conteúdo sem o impacto causado pela verdade de alguém que tem intimidade, se torna vazio.

Hoje, enquanto eu lia esse trecho de Marcos, eu ficava imaginando o povo daquela época se questionando sobre o que Jesus tinha de diferente. Talvez se perguntando: “O que ele faz?” ou “De onde vem essa autoridade toda?”. Mal sabiam eles que Jesus buscava uma intimidade contínua com o Pai e estava constantemente ligado a Ele.

A Palavra autoridade no nosso dicionário atual significa: personalidade que permite exercer influência sobre pessoas, pensamentos e opiniões; ou ainda: força convincente, peso. Baseado nisso, posso afirmar que uma coisa é fato: só tem autoridade quem influencia. E só somos influenciados (em termos de realidade espiritual) quando nos deparamos com uma verdade. Portanto, a autoridade só provém da verdade, que é o próprio Cristo Jesus, ou seja, na medida em que conhecemos Jesus, a autoridade vai jorrando automaticamente da nossa vida e das nossas palavras, pois Ele é real, e conhecido por nós.

Quem caminha com Jesus conhece os segredos Dele. Quem caminha com Jesus sabe o que fazer e o que dizer, pois O conhece e é instruído a todo o tempo pelo som da sua voz, pois não sai de perto da presença do Mestre. Sendo assim, é Deus a todo tempo agindo por Ele.

Eu gosto de ver o quanto Jesus é conectado ao Pai e o quanto Ele gostava de se retirar do meio das grandes multidões, só pra ficar ali, na presença de Deus, como podemos ver em Marcos 1, 35 que vai dizer que Jesus ainda de madrugada se levantou e foi para um lugar deserto orar. E por vezes isso tem nos faltado, ficamos presos nos nossos afazeres e esquecemos de ir Àquele que dá o sentido para tudo. Nós temos nos esquecido de gastar tempo com Deus. Digo por mim, eu tenho perdido tempo demais com coisas vãs, enquanto eu poderia estar queimando de amor por Jesus.

Eu não sei se você tem esse mesmo sonho que eu, de ser um grande missionário, de percorrer nações, de conhecer lugares bonitos e de cuidar de corações feridos. Se por um acaso você tiver, uma coisa é certa, para você realizar isso tudo você terá que gastar tempo com Deus. Se quiser fazer isso tudo de maneira eficaz e profunda pelo Reino.
Vemos grandes missionários por aí, percorrendo diversos lugares, anunciando Jesus para diversas pessoas, em lugares até mesmo improváveis, mas esquecemos de olhar uma coisa muito importante: o preço que eles pagaram e ainda pagam para estar onde estão e fazerem o que fazem. Não olhamos para as suas noites em claro, não olhamos para as suas horas prostradas na presença de Deus, não olhamos para o seu desgates estudando a Palavra. E que fique bem claro que esse texto não é sobre sonhar com as nações, mas é sobre ser eficaz na nossa vida de evangelização e intimidade real com Deus.

Em meio a tudo isso eu me vi questionando sobre determinadas coisas: até quando vamos ficar nos frustrando porque ainda não exercemos esse ou aquele ministério? Até quando vamos ficar nos lamentando porque não evangelizamos desse ou daquele jeito? Até quando vamos ficar procurando conhecer métodos inovadores e eficazes de evangelização enquanto poderíamos estar conhecendo Jesus, Aquele quem inspirou através do Espírito Santo esses métodos e essas evangelizações todas? Meu Deus! Até quando vamos ficar olhando para o que as pessoas fazem e não para o que ou quem Jesus é? Ele É! Você tem noção disso?! Tem noção do tempo que a gente perde quando poderíamos estar simplesmente O conhecendo?

Muito disso tudo é para mim. Eu tenho sonhos grandes em Deus, gosto de dizer que eu não quero ser só mais um, mas Ele me tem feito compreender que eu tenho que pagar o preço. Ele já tem ministrado em mim uma necessidade de correr atrás das Suas promessas, pois elas não vão cair do céu diretamente em minhas mãos, eu preciso buscá-las. Eu sonho muito alto com as coisas de Jesus, mas descobri que antes de sonhar com todas essas coisas que Ele pode me dar, que são coisas referentes até mesmo a manifestação do Reino aqui na Terra, Ele me faz compreender que antes de tudo é necessário buscar a Ele, e mais nada.

Jesus quer ser conhecido por nós mesmos que queremos tanto apresentá-Lo aos afastados. Você consegue ver a profundidade que existe nisso?

Quem caminha com Jesus serve com excelência, pois já não é mais Ele, mas Cristo que habita Nele. Muitas coisas que sentimos, por vezes não somos nós que estamos compactuando, mas Ele que habita em nós. De maneira mais prática, isso pode se dar por meio daquela vontade desesperadora de rezar por certo alguém que por vezes é um reflexo da sede que Jesus tem pela alma daquela pessoa. Ou aquela vontade muito grande de sair em missão a um determinado lugar, sem mesmo saber o porquê de você querer tanto ir àquele lugar, pode ser reflexo do quanto que Jesus quer aquele lugar.

Aqueles que caminham com Jesus passam muitas vezes a sentir aquilo que o Mestre sente. Aqueles que caminham com Jesus possuem a tendência de serem os “diferentes”, pois são aquilo que Deus quer, e não aquilo no qual as pessoas os impõem a ser, pois sabem quem Ele é, e aquilo que Ele os criou para ser.

Entenda: aqui eu não digo sobre aqueles que tiveram um encontro com Jesus, que tiveram momentos com Ele e por vezes até deram um passo ou dois com o Mestre, aqui eu digo sobre aqueles que caminham com Jesus, pois quem caminha, está sempre ao lado, e por estarem sempre junto de Jesus, tem a autoridade que só aqueles que ficam a todo tempo perto Dele tem, pois conhecem os segredos do coração de Deus, e por isso, buscam uma vida de santidade e verdade.

Eu não sei como tem sido a sua vida de intimidade com Deus até hoje, mas se você se decidir ela pode mudar. Pede pra Ele te atrair (sim, pois até nisso dependemos Dele). Nessas últimas semanas eu estive todo desmoronado, mas num ato que fiz de ir de encontro mais profundo com Jesus através da espiritualidade e da Palavra, já fui inteiramente reconstruído, pois é Ele quem nos reconstrói…

E mais uma coisa: há dias que por nós mesmos, não queremos caminhar com Ele, mas se não queremos por nós, que queiramos pelas almas. Elas precisam do Jesus que a gente conhece.

Let’s burn for Jesus and for souls!

Leia tbm:

Scroll Up